Todos em seus lugares? A viagem vai começar! E vai ser instrutivo, com muitas descobertas e aprendizados. Nela, novos povos e culturas vão ser conhecidos, com seus idiomas, arte, organização, moeda, geografia, história e culinária. Tudo isso, é claro, em aventuras incontáveis nas rotas dos saberes. Foi nesse espírito que o turma do 2º ano da professora Katia Bassetti começou seus estudos sobre a África do Sul, o país que está “visitando”, depois de pesquisar sobre o estado brasileiro do Pará, e os países da França e México, dentro do projeto “Pontes pelo mundo”, conhecendo particularidades de cada um desses lugares.
A “viagem” teve uma simulação de chegada ao aeroporto, acomodação em uma aeronave imaginária e um voo tranquilo. Com as alunas Clara Hultmann, comandante, e Helena dos Santos, co-piloto, os comissários Ian Mac Cormick e Felipe da Silveira atenderam aos pedidos das passageiras e passageiros, que exigiam o serviço de bordo solicitando livros e revistas. A tripulação estava ciente de sua importância e ninguém ficou sem atenção, nem houve turbulências.
A professora Katia, que foi a locutora de aeroportos imaginários, dando instruções para os passageiros com voz anasalada, explicou que a viagem é um ritual que pontua e marca cada nova fase de estudos e pesquisas. “A partir de agora estamos na África do Sul e os nossos estudos vão ter relação com esse país e sua região. Vamos estudar tudo o que é possível e fazer relações entre conteúdos e disciplinas, para entender de forma ampla esta realidade”.
Na prática, ensina a professora, trata-se de um estudo intercultural que amplia a percepção e a leitura do mundo das estudantes e dos alunos e estimula o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para abordar temas relacionados ao conhecimento, como o que conhecer e por que conhecer.O objetivo, segundo ela, “é envolver as crianças em um aprendizado cheio de prazer, descobertas e significados”.
Interdisciplinaridade – O livro Children Just Like Me é um companheiro nessas viagens. Com autoria de Anabel e Barnabas Kindersley e editado pela Penguin Books, apresenta crianças de diversas partes do mundo e, por meio dessa apresentação, fala sobre a forma de vida dessas personagens tão reais, contando coisas da cultura onde estão. A menina Haísa será um ponto de referência no início desse passeio, pois reside exatamente na África do Sul. Com sua última edição escrita em língua inglesa, será o tema das aulas de inglês da turma com a professora Maria Carolina de Almeida Amaral, Miss Carol. “A Carol está trabalhando com o livro de aulas já traduzido. Assim, trabalhamos de forma integrada e interdisciplinar”, disse Katia.
Viagem iniciada – A sala já tem o mural pronto para receber e exibir informações sobre os estudos realizados, com a presença de uma “abayomi”, e a professora explica o significado dessa boneca: “As mães africanas faziam retalhos de suas saias para acalentar suas crianças nas viagens nos navios negreiros, e essas bonecas se transformaram em símbolos que falam sobre o amor materno”.Além disso, Katia contou que muitos alunos já falam de Nelson Mandela, um importante líder da África do Sul. “A viagem já começou”, garantiu.
Feira das Nações – Informações como essas estão reunidas e registradas, e as crianças do 2º ano já embarcaram na aventura do conhecimento em uma nova fase. Passaportes carimbados, estão em novas terras e novos países, sempre pesquisando e fazendo de cada viagem uma oportunidade para melhor entender o mundo. O aprendizado será exibido na Feira das Nações, em que as crianças e os familiares mostram e ilustram como é a vida nos vários países “visitados” durante o ano.
Para mais informações sobre a Feira das Nações acesse https://escolaterrafirme.com.br/wp/feira-das-nacoes/ e https://escolaterrafirme.com.br/wp/feira-das-nacoes-2018/.
Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo