Os alunos e alunas do 9º ano da Escola Terra Firme contam com um recurso valioso para o desenvolvimento de um vínculo afetivo com a aprendizagem. A psicopedagoga Laura Monte Serrat oferece à turma e a cada estudante, em particular, uma importante orientação metacognitiva que é muito útil para todos. Com ela, os estilos de estudo e aprendizagem são abordados e estratégias para melhor aproveitá-los são traçadas em conjunto. É uma ação pedagógica que orienta no sentido do “aprender a aprender”, isto é, trata do processo de aprendizagem e ensina como criar hábitos de estudo adequados às características individuais.

Laura acompanha o desempenho da turma nos Exames Simulados (realizados semestralmente) e o desenvolvimento individual de cada um(a). Periodicamente, se reúne com a turma, em grupo e em atendimento personalizado, pontuando as evoluções coletivas e individuais, reforçando o que melhorou e ajudando a pensar como superar dificuldades. “O objetivo é que o aluno sinta desejo de estudar e o faça sistematicamente, não que estude apenas como uma obrigação para fazer provas. Para isso, observamos o estilo de aprendizagem de cada um e damos orientações para melhor desenvolver hábitos de estudo”.

Luisa Cardoso é aluna do 9º ano e se diz muito satisfeita com a orientação metacognitiva. No Exame Simulado, foi a aluna que mais pontuou e atribui boa parte do sucesso à orientação de Laura Monte Serrat. “Ajudou bastante a criar uma prática de estudo, a descobrir jeitos de melhorar o que não está bom e a focar mais em algumas matérias”, explica. Rodrigo Allonso, também aluno da turma, concorda: “Aprendi um jeito de estudar sem cansar tanto, com maior aproveitamento”.

Na última intervenção da psicopedagoga, na metade de novembro, boas notícias: a pontuação geral da turma na prova teve elevação e 10 alunos tiveram aproveitamento bastante superior ao que tiveram no primeiro semestre. Os que tiveram queda de pontuação foram poucos e a queda desses foi bem pequena. Praticamente todos conseguiram estudar com sucesso, aproveitando as estratégias elaboradas nas conversas com Laura. Houve quem estudou com intervalos de descanso e quem apresentou a matéria para si mesmo, diante do espelho, para fixar cognitivamente os conteúdos. Cada um do seu jeito.

Estilos – Uma abordagem metacognitiva objetiva capacitar o estudante para, melhor conhecendo o seu estilo de aprendizagem, refletir sobre o modo como aprende e, assim, estabelecer a melhor forma de estudo. O estilo de aprendizagem se refere à forma como cada pessoa aprende, assimilando e processando os conteúdos. Laura trabalha com quatro estilos básicos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático, conceitos que foram criados pelos britânicos Peter Honey and Alan Mumford, em pesquisa no mundo corporativo realizada na década de 1980, e adaptados para a Educação, pela pesquisadora espanhola Catalina Alonso, na década seguinte.

Geralmente, cada indivíduo tem a predominância de um dos estilos descritos abaixo:

– A predominância do estilo ativo indica que a pessoa busca novas experiências e desafios, é improvisadora, arrojada e espontânea, tendendo à liderança.
– O estilo reflexivo é aquele de quem observa os problemas de diferentes perspectivas, detalhando-os prudentemente para chegar a uma conclusão.
– Já o estilo teórico é aquele que trabalha predominantemente com princípios lógicos, tem habilidade para analisar e sintetizar ideias complexas, é metódico, crítico e tende ao perfeccionismo.
– Quem tem o estilo pragmático costuma ser o oposto do teórico, pois busca a ação rápida e tende a ser hábil para resolver problemas imediatos.