A Escola Terra Firme promove, por meio de eventos e atividades, a aproximação entre as famílias e a escola, proporcionando um ambiente de atenção e carinho em que a marca é a reciprocidade do afeto. Neste primeiro semestre, foram realizadas duas Festas da Família, nos dias 17 de março e 12 de maio, quando a escola recebeu as famílias de alunos e alunas para uma confraternização. Além desses eventos, a escola também realizou a Mostra de Projetos, que, além de reunir as famílias, apresenta o conteúdo dos projetos realizados durante o trimestre.

Sandra Cornelsen, diretora e idealizadora da Terra, acredita que essas atividades promovem a aproximação entre as famílias e a escola e proporcionam um importante conhecimento mútuo entre a equipe pedagógica e os pais e mães. “Quando os familiares começam a participar das confraternizações percebem como a escola funciona e isso reforça a parceria entre essas pessoas e a escola. As famílias se aproximam dos professores e professoras, as crianças ficam muito felizes e o resultado de tudo isso é muito produtivo”, afirma.

Dia da Família – ciclos, diversão, carinho e afeto

No primeiro mês de aula é realizado o primeiro encontro com as famílias, um incentivo para fortalecer os laços. Este ano, o projeto “Colmeias Urbanas”, adotado pela escola e realizado em parceria com o curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos destaques e serviu como inspiração para reflexão. Eduardo Neves, pai de três alunos Terra Firme – Rafael, Felipe e Vitor – foi um dos mais entusiasmados com o que viu e viveu na Confraternização das Famílias e definiu o projeto Colmeia como muito importante para o desenvolvimento das crianças. Ele entende que iniciativas como essa são comuns na escola, por conta de uma filosofia pedagógica que promove a convivência e aproxima alunas e alunos da realidade mais profunda da vida. “Tudo é ciclo na natureza e também entre nós, seres humanos, que estamos ligados intimamente à natureza. Gosto da Terra Firme porque a escola prepara as crianças para a vida, em seu sentido mais amplo, mostra a elas os ciclos e ensina que precisamos respeitá-los e aprender a conviver com eles”, diz.

Segundo Eduardo, há uma diferença fundamental entre a Terra Firme e outras escolas que conheceu. Para ele, na Terra a criança constrói a própria narrativa sem a angústia constante de estar sendo testada para ser algo que muitas vezes não tem nada a ver com o que ela própria pretender ser. “Há escolas que somente treinam os alunos, querem prepará-los para serem líderes, para serem protagonistas, como se isso fosse possível o tempo todo. A Terra permite que a criança seja protagonista, mas também parte do processo, acompanhando a evolução de outros protagonistas que se alternam, na sala de aula, na natureza e na vida. É uma escola antenada com a nossa realidade, que cada vez mais exige a cooperação, inclusive nas empresas. E, mais importante, a Terra não incentiva os alunos a se darem bem na vida, mas a estar de bem com a vida”, afirma.

Rosana Marçal, coordenadora do Fundamental I, explica que há diversos tipos de família e o que é festejado na Festa da Família da Terra Firme é a família, seja ela como for, de que tipo for, em uma iniciativa que tem um fundamento humano de promover o bem-estar e que tem também um objetivo pedagógico claro. “O reflexo dessa confraternização é a família se sentir íntima da escola, ficar à vontade, se sentir em casa. E, quando isso acontece, o resultado é a confiança. Se a família não confia na escola, isso atrapalha muito e na Terra Firme os pais participam e confiam na escola, porque sabem da proposta da escola, do amor e carinho que temos”, define.

Mostra de Projetos e o contato com a comunidade escolar

As Mostras de Projetos da escola acontecem sempre no encerramento do trimestre e, neste ano, tem um novo formato. O projeto finaliza trimestralmente, desde o infantil até o 9º ano, sendo que as Mostras seguirão a mesma periodicidade. As turmas do infantil e fundamental I têm as mostras realizadas no final do período escolar, durante a semana. Já o fundamental 2 tem a Mostra realizada nem um sábado letivo, durante a manhã. O objetivo vai além de mostrar à comunidade escolar o resultado dos trabalhos produzidos embasados nos projetos desenvolvidos em sala de aula. A proposta é também integrar alunos, alunas, familiares, professores e professoras.

Alunos e alunas apresentam aos familiares uma síntese do que foi aprendido. A coordenadora da Educação Infantil, Camila Guitti Luppi, explica que é um momento de interagir e a criança pode mostrar aos familiares e responsáveis o que produziu durante o tempo que esteve na escola. “A importância é o compartilhar com os pais e a comunidade escolar todo o aprendizado construído durante o trimestre. Ao compartilhar a criança se vê como protagonista e experimenta um olhar de contemplação crítica da releitura das obras de arte, tanto dela mesma, como do colega, além de perceber a importância do trabalho coletivo, foi apor meio dele que a Mostra se fez possível”. A coordenadora do Fundamental 2, Thâmy Padilha, concorda com Camila, “Além de ser uma forma de conhecer o trabalho realizado na escola, prestigiando a produção do aluno, também é uma forma das famílias se conhecerem, se integrarem e tudo isso usando o conhecimento como veículo”.

Texto: Karina Ernsen
Fotos: Gilson Camargo