Revisitando grandes ideias, repaginamos um antigo projeto conhecido como “Chá com poesia”, um espaço no qual o texto poético extrapolava o ambiente escolar. Da vontade de reconectar e fazer uma ponte entre passado e presente, o grupo do oitavo ano deu força para que pudéssemos reviver e amadurecer essa antiga proposta. Sobre a inspiração de um novo nome e aberto a novas possibilidades, o grupo iniciou uma nova experiência mediada por mim.
Conectado ao incentivo à leitura, o projeto intitulado ELO (Encontros Literários do Oitavo) tem como horizonte a formação de público leitor e apreciador de poesia, inserido nos contextos educacionais e diretivos da educação no Brasil. Além disso, integrado à leitura compartilhada do gênero poesia entre os educandos e convidados, o hábito de consumir diferentes chás e a consciência de suas origens, usos e modos de preparo, é metáfora viva para diferentes sabores das palavras e vínculo com nossa cultura literária.
A curadoria dos poemas compartilhados foi, em grande parte, resultado de pesquisa e seleção por parte dos estudantes, além dos poemas escolhidos por mim e pelos pais. Tivemos também a presença da nossa estagiária Maria Carolina Almeida que deu voz, literalmente, a tantos eu líricos que permearam nossos poemas.
Os encontros, sempre nas quartas-feiras, promoveram a associação entre o hábito semanal de leitura e a partilha da poesia, bem como o elo de compromisso com a pesquisa e desafios literários lançados, como: ida às bibliotecas públicas, produção de poema autoral, videopoema e elaboração de latinhas poéticas (unindo arte e reciclagem).
Videopoema: Sarah Valente
Voz: Aline Valente
Todos se beneficiam com esta experiência. O grupo ampliou seu repertório de experiências culturais, literárias e imagéticas no mundo, muitos despertam para o vivenciar poético, alguns percebem a sua vocação para a produção literária e outros encontram sua veia artística.
Texto e projeto: Mara Ferreira
Fotos: Luiz Geremias
#TerraFirme30anos
Um dos objetivos do projeto é fazer com que os alunos conheçam e frequentem as bibliotecas públicas. Na galeria abaixo, os registros das visitas produzidos pelos alunos e familiares para o desafio literário.