A turma do 8º ano está estudando a alimentação e a nutrição na disciplina de Ciências e, na de Língua Inglesa, o assunto é o alimento e seus sabores (food and flavors). As professoras Cristiane Paris, a Cris, e Luciane Mendes, Miss Lu, resolveram, então, aproveitar as conexões entre os conhecimentos e realizaram uma atividade com degustação. O resultado foi uma diferente, instrutiva e divertida aula.

Para degustar, havia morangos, uvas, azeitonas, bananas, nozes, amêndoas e gengibre. Cada estudante foi instruído a sentir e identificar os paladares com bastante atenção, para depois definir seus componentes nutritivos. “A relação entre o gosto que experimentamos quando comemos e o nutriente que estamos consumindo já foi trabalhada em sala, assim como o processo digestório, suas fases e em qual delas se dá a absorção de cada tipo de substância”, explica a professora Cris.

Miss Lu propôs que a percepção dos elementos gustativos fosse expressa em inglês, utilizando o vocabulário adquirido e recursos gramaticais, como a adjetivação. “Cada aluna e aluno experimentou diferentes tipos de foods and flavors e os comparou. Primeiro, o sabor foi descrito e classificado. Depois, utilizando o conhecimento das estruturas de comparativos e superlativos da língua inglesa, foram redigidas sentenças, descrevendo suas impressões e as relacionando com as dos colegas”.

Experiência integradora

A metodologia de projetos proporciona essas experiências integradoras, em que duas ou mais disciplinas conversam e se complementam. O estudante é um pesquisador que tem a possibilidade de examinar o objeto de interesse por vários ângulos e com a ajuda de diversos saberes. “Os alunos pensam no tema em minha aula e repensam isso novamente na aula da Cris”, explica Miss Lu, em matéria sobre essa metodologia, publicada em https://escolaterrafirme.com.br/projetos-envolvem-estudantes-e-professores-promovendo-autonomia-e-protagonismo/.

Na Escola Terra Firme, a Língua Inglesa dialoga com todas as matérias. A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), proporciona um aprendizado contextualizado, com significado para o estudante.

Outras matérias que tratam da integração interdisciplinar dos saberes:

https://escolaterrafirme.com.br/matematica-interdisciplinar/
https://escolaterrafirme.com.br/uma-licao-de-interdisciplinaridade-no-centro-historico/