Em uma atividade de aprendizagem cooperativa, o 5º ano assumiu o papel de mentoria da turma do 2º ano no tema da preservação ambiental. Foi uma aula inspiradora, na qual todas as alunas e todos os alunos envolvidos foram protagonistas de uma atividade de aprendizado mútuo. O compartilhamento de saberes e experiências solidificou conhecimentos existentes e abriu caminho para novos, fortalecendo laços entre estudantes e enriquecendo o desenvolvimento cognitivo de todos.
A professora do 2º ano, Manu Sydorak, explica que as duas turmas estavam trabalhando o tema “meio ambiente”. Em especial, o problema do lixo, produzido em excesso e sem destinação adequada, que forma as ilhas de lixo nos oceanos, mares e rios. Segundo ela, a experiência foi de muito proveito para as duas turmas. “O 5º ano pôde vivenciar ‘aplicar’ uma aula para o 2º ano, que contou com a ajuda dos ‘novos professores’”.
Manu entende que a atividade contribuiu para a vivência das crianças, dentro e fora de sala de aula, e para a interação entre as turmas. “Bem como para o aprendizado sobre um assunto tão importante, que precisa ser ensinado desde sempre para que eles possam ter um mundo melhor no futuro e que sejam pessoas conscientes da importância de cuidar do nosso planeta”.
Oportunidade para entender como se dá o processo de aprendizagem
Fernanda Galvão, professora dos “novos docentes” do 5º ano, conta que a proposta surgiu da disponibilidade e do interesse dos estudantes de sua turma em ajudar as crianças mais jovens. “Eu tenho alguns alunos do 5º ano que vêm pro integral de manhã e aí teve uma situação em que a professora do reforço, a Carla [Carla Beatriz Jochims Gonçalves] estava fazendo uma atividade com umas crianças menores e alguns alunos do 5º começaram a ajudar e se colocaram disponíveis para isso. Aí, veio a ideia de fazer uma atividade em que eles tivessem como proposta ensinar algo que eles já dominam, né? Alguma coisa que eles já sabem”.
No primeiro trimestre, a turma de Fernanda se debruçou sobre temas como a saúde dos oceanos, do descarte de lixo, da saúde dos animais aquáticos. Por sua vez, o 2º ano estudou o assunto das ilhas de lixo. “Então, eles se sentiram confiantes para explorar mais esse tema, fizeram pesquisas sobre as ilhas de lixo e, com essas pesquisas que eles fizeram, a gente desenvolveu a atividade para eles aplicarem”, explica.
Fernanda diz que a maior importância desse tipo de exercício se dá no entendimento dos processos de aprendizagem, com a vivência prática. “Eles compreendem que são processos pelos quais já passaram e que já atingiram os objetivos naquele processo. Quando a gente se apropria disso, quando a gente se apropria do conhecimento, só assim a gente tem condições de transmiti-lo para alguém”.
Aprendizagem cooperativa: os mais experientes dão suporte aos mais jovens e todos aprendem
A aprendizagem cooperativa é um recurso pedagógico fundamental e a atividade que envolveu o 2º e o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Terra Firme é um exemplo disso. Trata-se de uma proposta que promove a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais, bem como o reforço dos conhecimentos em ambas as turmas. Do mesmo modo, contribui para uma maior coesão e conexão dentro do ambiente escolar, com os alunos e alunas mais experientes dando apoio aos colegas mais jovens, oferecendo suporte para que todos tenham a oportunidade de progredir no aprendizado.
Fotos: Gilson Camargo