As turmas do 2º ano da Escola Terra Firme se envolveram em uma experiência interdisciplinar divertida e instrutiva, que integrou desafios cognitivos e motores. Inspirados pelo interesse no Japão, onde o beisebol é o esporte mais popular, as crianças participaram de uma aula especial de educação física. Essa aula contou com a presença de um praticante desse jogo, Tiago Tavares Somma, pai do aluno Mathias Hau Tavares.

A iniciativa partiu de Tiago, que procurou a professora do seu filho, Manu Sydorak, e propôs a aula. O professor Rafael Oliveira da Silva, de Educação Física, foi convidado a entrar na conversa e, junto com Tiago, fez o planejamento. “Eu com a parte pedagógica, ele com a técnica do jogo, estruturamos a aula. A ideia foi juntar as duas turmas do segundo ano, para que eles conseguissem vivenciar por mais tempo essa atividade. A gente procurou trazer um contexto histórico, um vídeo demonstrativo, e o Tiago trouxe todos os equipamentos e o conhecimento que tem para fazer essa vivência com os alunos”.

Integrando conhecimentos e incorporando hábitos saudáveis

O projeto das turmas é “Pé na estrada – Japão” e a aula de beisebol incorporou conhecimentos sobre o esporte mais popular daquele país e as práticas motoras e cognitivas características dessa modalidade desportiva. Isso sem falar na diversão sempre presente no aprendizado de um novo e desafiador jogo. Tiago explicou que o beisebol nasceu nos Estados Unidos, mas é bem mais popular no Japão e, inclusive, foi trazido ao Brasil por imigrantes desse país. Também deu detalhes sobre a vestimenta utilizada no jogo e mostrou como usar os tacos e as luvas.

Tiago deixou claro o seu amor pelo esporte e salientou a importância da prática desportiva, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis desde a infância. “Como praticante amador de beisebol, tenho o interesse em divulgar o esporte para o maior número de pessoas possível. Principalmente para as crianças, de uma forma bem lúdica, de modo que elas venham a se envolver com o esporte, enxergando nele uma atividade divertida e que é boa para o corpo”.

Encarando e vencendo desafios, individual e coletivamente

As professoras das turmas, Manu Sydorak e Carla Beatriz Jochims Gonçalves, bem como Marina Silva, que as auxilia, participaram da aula. Ora ajudaram os alunos e alunas a acertar as rebatidas e arremessos, ora arremessaram e rebateram. As crianças demonstraram muita curiosidade, tanto pelo material utilizado no jogo quanto pelo modo de jogar, encarando todos os desafios propostos em um espírito coletivo. “Os alunos ficaram super empolgados e demonstraram interesse em jogar o beisebol, auxiliaram uns aos outros a fazer os movimentos, se ajudando sempre”, resumiu Marina.

Benefícios motores e cognitivos

A prática do beisebol traz diversos benefícios. No plano físico, envolve movimentos que requerem coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, agilidade, força e resistência. Isso, sem falar de habilidades motoras bem específicas do jogo, como lançar a bola com precisão, rebater no momento certo e correr com bastante rapidez. No âmbito da cognição, o praticante exercita a capacidade de tomada de decisões rápidas, a concentração e o trabalho em equipe, além do pensamento tático e estratégico.

Fotos: Gilson Camargo