Idealizada por Sandra Cornelsen, a Escola Terra Firme é referência quando o assunto é arte na educação porque a insere cotidianamente na rotina dos alunos, tendo como objetivo a aprendizagem de forma prazerosa que se caracteriza pela abertura de espaços de inspiração artística e cultural. “As artes trazem vida, conhecimento, alegria, cultura e história, são fundamentais para o ensino e para a vida e devem permear todas as outras matérias contidas no currículo”.

Sandra destaca que todos os alunos são artistas em potencial. Nas aulas, professores e alunos criam para escrever uma história e para ensinar/aprender todas as matérias. “Temos na Terra Firme a arte espontânea, damos liberdade e incentivamos o aluno a criar. Toda a decoração da escola é feita com criações dos alunos, com base nos artistas que contemplam os projetos que integram as diferentes disciplinas e que incluem, necessariamente, as artes”.

Segundo a idealizadora da Terra Firme, “toda a escola é feita para acolher, para quem se encontrar nela se sinta abraçado pela diversidade de expressões, presentes em toda a escola. Uma criança que cresce neste meio tem mais possibilidades de criar, pois, tudo que a cerca são estímulos.”.

Na aula de artes da professora Katiuscia, os alunos do nono ano conheceram as colagens surrealistas do artista brasileiro Marcelo Monreal, e exercitaram esta técnica produzindo as suas próprias colagens.

É importante lembrar que os projetos são escolhidos pelos alunos e a forma de arte a ser abordada, bem como os artistas, é encaixada no processo pedagógico de acordo com sua adequação a cada projeto.

Os trabalhos produzidos durante a atividade estão expostos na recepção da escola.

Marcelo Monreal nasceu em São Paulo em 1978. A série intitulada Faces [ON] Bonded (acima, reprodução de uma das imagens da série), traz rostos de atores, modelos e artistas brasileiros, recortados e entremeados com flores.

Texto: Karina Ernsen
Fotos: Gilson Camargo