A arte faz parte do nosso cotidiano. Podemos percebê-la através das nossas músicas, poesias, pinturas e artesanatos espalhados pela escola. Respiramos arte, ela está em nossa volta.
O conhecimento faz parte do todo na formação do aluno e nos debruçamos sobre a leitura dos textos visuais, de forma interdisciplinar, sempre atentos aos sinais do artista. É um longo percurso em busca do desenvolvimento de um olhar atento, o olhar que amplia o nosso repertório cultural. Os objetivos são: apreciar diversas obras; realizar leituras de grandes clássicos; despertar no aluno o olhar crítico; e, por fim, proporcionar uma vivência artística através de uma consigna*.
Este trabalho realizado com o 9º ano resultou em duas exposições: a primeira na Mostra do primeiro trimestre e a segunda no mural da recepção.
Nosso planejamento foi organizado da seguinte maneira:
Leitura de texto e imagem;
Leitura de obras de arte diversas;
Leitura de obras de artes consagradas;
Atividades individuais e coletivas de leitura e interpretação de texto imagem;
Escolha pessoal de uma pintura de um artista renomado;
Encontrar uma conexão com a obra escolhida;
Construir um espaço cênico, dedicar tempo e investimento no processo da releitura;
Usar a criatividade, uma vez que é uma releitura, não uma réplica;
Registrar a atividade através de uma fotografia.
Com esta consigna conseguimos dialogar com o outro sem necessitar das palavras. O momento fotografado virou memória e se eterniza a cada olhar de um pai, de uma mãe, de nossas crianças que param e observam o nosso mural. É assim a vivência e a convivência da arte na Terra Firme, sempre carregada de grandes experiências.
Mara Ferreira
*dentro do contexto do ensino-aprendizagem, o termo “consigna” refere-se a uma forma de fazer pedidos aos educandos de modo a promover, além da realização de determinada tarefa, o aprendizado e a reflexão (Laura Monte Serrat Barbosa; e Simone Carlberg, 2014).
William Maw Egley
A Carta, 1863.
Edvard Munch
O Grito, 1893.
Amedeo Modigliani
Mulher com gravata preta, 1917.
Almeida Júnior
Moça com Livro, 1850.
Taras Loboda
Dama de vermelho, 1961.
Rene Magritte
O Filho do Homem, 1964.
Vincent van Gogh
Autorretrato com a Orelha Cortada, 1889.
Margaret Keane
Big eyes, 1963
Iris Scott
Colleen, 2012.
Edgar Degas
Cavalos de Corridas, 1879.
Vincent van Gogh
Sol ardente, sem data.
Vincent van Gogh
Tristeza, 1882.
Di Cavalcanti
Favela, 1958.
Tarsila do Amaral
Manto Vermelho, 1923.
Judith Leyster
Criança sorridente com gato, 1629.
Vincent van Gogh
Autorretrato com Chapéu de Feltro, 1888.
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