Marcela Berardi Roos Mattiazzo é mãe do Pedro, que estuda na Terra Firme, no Grupo III. Ela fez questão de encaminhar o seu depoimento à escola, comentando a sua satisfação com o modo que a Terra se reinventou e ofereceu aulas on-line atraentes, com conteúdos importantes e a atenção carinhosa que sempre foi a característica da relação da escola com os alunos e com os familiares.

Queridos profissionais da Escola Terra Firme.

Encaminho esse texto porque muitas mães de filhos na Educação Infantil de outras escolas me perguntam sobre o Pedro nas aulas, sobre a evolução dele, sobre ser “inúteis” ou ‘difíceis” as aulas on-line para crianças do infantil. Grata surpresa. Eu realmente esperava que, para o pré e para o meu filho, não haveria aulas on-line.

Escola nova, escolhida com muita atenção. O ano letivo começou, para o Pedro foi iniciado com muitas novidades, carinho, acolhimento, ele estava ansioso para o novo ano. Chegou lá, presente, e logo sentiu-se em casa, ouvido, firmando combinados, assumindo posições em sala de aula e fazendo parte de um todo, sentia-se realmente em casa, amando cada espacinho da escola, em especial o pátio, árvore frutífera e sua salinha de aula, que já estava “com a carinha deles”.

Pedro em seu primeiro dia de aula na Terra Firme.

Ele ficou tão à vontade, que nossos combinados de eu ser a primeirinha mãe da turma a chegar na saída da aula, cairam por terra. Quando eu chegava na porta da sala, muitas vezes ele estava feliz brincando (estátua, macaco Simão com a Profe Brunna), guardando coisinhas, divertindo-se ou escutando atento alguma historinha da Amandinha, que nem percebia que eu já estava por ali, ou, quando me via, pedia para ficar mais um pouquinho.

Mas, logo, toda essa rotina, essa coisa mágica, a escola dos sonhos, foi obrigada a mudar, fechar por um tempinho, em função da Pandemia de 2020, e teve que se reinventar, a toque de caixa…

Aos poucos, a escola foi se reorganizando para que fosse possível a turma se ver de uma forma um pouco diferente. O contato, tão precioso, passou a ser virtual. O abraço passou a ser virtual e as tardes do Pedro passaram a ser tão animadas e produtivas, no meio disso tudo que vem acontecendo! Além de muitas divertidas, com conteúdos leves e produtivos, as aulas on-line nos aproximaram ainda mais da escola, dos professores, dos colegas do Pedro, fizeram a diferença para a rotina em época de pandemia. Ajudaram muito na questão social, mídias e no próprio aprendizado.

No início a escola e os alunos estavam se adaptando. A escola só queria matar a saudade de cada um e saber como estavam… coisa mais linda! Já os alunos, conhecendo a plataforma, perdendo a vergonha e identificando o novo! Cada um no seu tempo!!! Em um mês, o Pedro já estava familiarizado e queria interagir, contar as novidades. Em cada encontro eu notava que a turma estava conseguindo estar mais ligada/conectada e, assim. aos poucos, as aulas virtuais foram tomando corpo.

Então, chegou a hora de mudar o projeto inicial, que não cabia mais para o momento. O tema escolhido foi “Terra: Nossa Casa”. Lindo de ver, nele é possível conhecer mais sobre as famílias, amigos, o planeta Terra como um todo. Nas aulas, noto que foi possível dar continuidade a conteúdos que são importantes para a idade do Pedro, como autonomia, interação, sentimentos, concentração e raciocínio lógico, estimulando a alfabetização, sem perder o foco no SER, no que realmente importa.

Resumindo tudo isso, para a minha família, foi uma grata surpresa. As aulas on-line da Escola Terra Firme vêm nos surpreendendo a cada encontro, notamos muita evolução. Amo a curiosidade e inteligência da idade e noto que os pequenos estão abertos a cada desafio que é trazido a eles. As aulas on-line podem se tornar uma parte importante da vida e rotina dos nossos pequenos. Além dos conteúdos, trazem ideias, criatividade (que para os pais anda faltando em meio a tanto caos, às vezes problemas e dias difíceis). Esse olhar da escola, trazendo movimento, dança, música, arte, cultura, jogos, brincadeiras, é excelente para o tempo que estamos vivendo.

Fico muito orgulhosa em fazer parte de tudo isso e notar que vem dando certo essa parceria, família e escola!

No nosso caso, ao estar realizando aulas em casa, nós nos entregamos, insistimos e compartilhamos informações com a escola. Para a minha família é uma experiência super positiva e trouxe ainda mais autoconfiança para o nosso pequeno, ele realmente ama. Damos todo o apoio necessário para que a coisa toda aconteça e ele possa tirar o maior proveito de toda a situação. Hoje, vejo com gratidão poder participar de mais um tiquinho da vida do meu pequeno. Por mais que ele fique e interaja sozinho nas aulas on-line, está em casa, o escutamos, observamos e acho incrível poder estar vendo como ele é em outros relacionamentos, como o que tem com a escola! Ah! Esse é outro mérito da Terra Firme: criar conteúdos próprio para as idades, leves, gostosos, que prendem a atenção e não exigem que os pais façam por eles.

Continuamos firmes e felizes com o que está por vir!

Só tenho a agradecer o carinho, amor e respeito, que é sentido por aqui. Obrigada pela qualidade e amor pelo que fazem.

Obrigada, Sandra Cornelsen, por este olhar ímpar, por entender o que realmente importa e faz sentido, isso é lindo e o mundo precisa disso. Por mais pessoas como você! A sua presença e trocas, tanto nas reuniões com os pais, como nas aulas on-line, demonstra exatamente toda essa importância que você oferece.

Um obrigada especial para a Maria Augusta, que nos acolheu e nos emocionou muito, somos eternamente gratos por tanto.

Um super obrigada para as Profes Brunna e Amandinha, vocês arrasam no dia a dia com esses pequenos.

E à todos os envolvidos, Rosane, Ana, Miss Lu, Profe Cris, Profe Cauê, Sandrinha, Duda, e demais membros da equipe Terra Firme: PARABÉNS!

Com muito carinho,

Pedro, Marcela, Rafael e Nicholas.

Fotos: Acervo da família