A turma do 2º ano S da Escola Terra Firme está se aprofundando no estudo sobre os estados físicos da água. Primeiro, pesquisou e observou a transformação do estado líquido para o sólido, o congelamento, cronometrando o processo. Em seguida, realizou experiência para conhecer como se dá a passagem do estado sólido para o líquido, conseguindo uma excelente visualização de todo o fenômeno: o gelo foi posto em um copo transparente e cheio, até a terça parte, de óleo. Como a água e o óleo são substâncias que não se combinam, foi possível aos alunos e alunas observar detalhadamente como se deu toda a transformação, para, depois, registrá-la em desenho.

A professora Silhane Cova idealizou e coordenou as experiências. Segundo ela, foi a melhor forma de mostrar às crianças como se dão as transformações dos estados físicos da água. “No início, houve alguma dificuldade para entender o congelamento e o descongelamento. Assim, a experimentação e observação desses fenômenos ajudou muito. No descongelamento, o fato da água não se misturar com o óleo tornou possível uma ótima visualização do processo”, disse.

Limites do Mundo – Esse estudo compõe o projeto “Limites do Mundo”, desenvolvido pela turma, e está integrado a conteúdos correlatos e interligados. Silhane explicou que a turma está ‘viajando’ pela Rússia, o que significa que está conhecendo os aspectos geográficos, históricos e culturais desse país e aprofundando assuntos de importância e de interesse das alunas e alunos. “Este ano, já ‘estivemos’ no Pará, na China e no Egito, agora ‘estamos’ na Rússia e, na aula em que tratamos dos recursos naturais, o tema da água foi abordado e o Lago Baikal foi objeto de estudo, pois é o maior reservatório de água potável do mundo. Esse lago fica no sul da Sibéria, uma região de clima muito frio, e o tema dos diferentes estados físicos da água, em especial o congelamento e o descongelamento, despertou dúvidas e muito interesse, daí resolvemos fazer as experiências”.

Na “viagem”, alunos e alunas ainda vão estudar outras particularidades da região e fazer relações com outros conteúdos curriculares. A sala está decorada com temas da cultura russa, como a boneca matrioska, imagens do balé Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, e uma recriação de uma obra de Kandinsky. “Vamos, inclusive, fazer uma matrioska com latas de diferentes tamanhos e ‘visitar’ cidades importantes, como a capital, Moscou, e São Petersburgo. Depois, ‘vamos’ à Argentina, continuar nossa viagem do conhecimento”, explicou a professora.

Metodologia de Projetos/Pontes – Para Silhane e sua turma de pesquisadores o percurso das “viagens” que fazem é marcado pelas descobertas que a metodologia de projetos proporciona. Os saberes interagem e se complementam, um assunto puxa outro e, dessa forma, estudar é um processo dinâmico. A cada novo tema, abre-se um leque de possibilidades para compreender o mundo e desvendar a realidade, com experiências de iniciação científica e atividades lúdicas que facilitam a aprendizagem. Com essa prática pedagógica se constroem as “Pontes”, Eixo Temático da Escola Terra Firme neste ano.

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo