Na Escola Terra Firme, a proposta de aprendizado e prática do balé vai além das coreografias e da elegância dos passos e movimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento motor, a consciência corporal, a criatividade e a expressão artística. Trata-se de uma forma de interação e expressão individual e coletiva que promove socialização e comunicação. As aulas acontecem em duas turmas, sempre das 18h às 18h50. Na segunda-feira, para os Grupos II e III e para o 1º ano; na quinta-feira, para o 2°, o 3° e o 4° ano.

Durante as aulas, alunos e alunas trabalham a musculatura, coordenação motora, flexibilidade, postura e noções de espaço. É um processo de descoberta do próprio corpo e das possibilidades de movimento. “A criança está em constante desenvolvimento e precisamos dar a ela uma variação de estímulos e experiências. Com isso, a minha proposta para as aulas do balé clássico com o trabalho psicomotor é fundamental para aprimorar as habilidades de movimento e aptidão física, trabalhar a inteligência emocional e a socialização. Tudo isso somado à técnica, ludicidade e respeito à infância!”, explica a professora Lilian Gheur.

Aprendizado lúdico de técnicas e consciência corporal

O trabalho desenvolvido inclui atividades lúdicas, técnicas e de conscientização corporal. “Meu objetivo é possibilitar às crianças a consciência do seu corpo com um trabalho específico para o desenvolvimento motor, espacial, com musicalidade e expressão artística”, diz Lilian. Há brincadeiras com jogos e desenhos, trabalhando a motricidade fina, e mímicas, com foco na interpretação teatral, além de filmes e animações.

No aprendizado técnico estão incluídos exercícios da dança clássica, com conteúdo adequado para cada faixa etária, e de improvisação dirigida e livre, sempre com o objetivo de desenvolver a criatividade. Já as atividades de conscientização corporal se definem pela atenção à mobilidade e à estabilidade articular, desenvolvendo coordenação motora e equilíbrio, e auxiliando o fortalecimento muscular.

Balé: Terra Firme promove desenvolvimento integrado e integral

A professora compreende que a experiência do balé é uma oportunidade para a criança explorar sua expressão individual, desenvolver habilidades físicas e emocionais e, acima de tudo, encontrar alegria na arte da dança. Ela avalia que a Terra Firme promove o desenvolvimento integral das crianças e se declara estimulada e grata por isso. “Há mais de 15 anos na Terra Firme, só tenho a agradecer pelo apoio que recebo dessa equipe incrível! É uma escola que valoriza o ensino do balé na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”.

Fotos: Gilson Camargo