As aulas presenciais estão sendo retomadas com prudência. O cuidado com o cumprimento dos protocolos de segurança, garantindo distanciamento e constante higienização, exige que tudo seja feito de forma lenta e organizada. No plano didático, o aprimoramento da equipe pedagógica, bem como de alunas e alunos, no uso das plataformas e na estratégia de aprendizagem significativa, presencial e on-line, tem garantido o crescente aproveitamento dos recursos disponíveis.

A Terra Firme entende que o momento é delicado e complexo, por isso traça seu planejamento com responsabilidade e compromisso com a saúde e o bem-estar de seus alunos e alunas. Em 2021, a escola se preparou para receber as crianças e adolescentes de forma segura e sempre acolhedora. A experiência tem demonstrado que, observando rigidamente procedimentos básicos de higiene e distanciamento, é possível a presença na escola de uma parte dos alunos, aproximadamente 30% do total, divididos em pequenos grupos e em ambientes distintos, para estudar, rever professores e colegas e estreitar laços afetivos.

Minimizar riscos

Cuidado e segurança demandam procedimentos ordenados e práticos. A equipe pedagógica, bem como os familiares e estudantes, precisam seguir os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para minimizar todo e qualquer risco de contaminação. Isso exige prudência e paciência, bem como determinação e controle do ambiente. A atenção ao estado emocional de todos é constante e a direção, bem como o corpo docente, coordenações e orientação pedagógica, estão sempre presentes e disponíveis.

Para a adoção plena dos procedimentos de segurança, algumas alterações e adaptações no fluxo de circulação no ambiente da escola foram feitas. Somente alunos e alunas podem entrar no ambiente pedagógico, em horários e dias determinados. Todos têm a temperatura aferida e passam por um tapete sanitizante, sendo vedada a entrada de quem apresentar qualquer sintoma gripal. Desde a entrada, o uso do álcool gel 70% é obrigatório e a higienização das mãos deve ocorrer a todo momento. Nenhum material de uso pessoal pode ser compartilhado.

Circulação e uso dos espaços físicos

É possível comprar o lanche na cantina ou levá-lo preparado de casa, com os alimentos cortados, descascados e embalados, de modo a que a professora não precise, salvo caso de extrema necessidade, tocar no alimento. Tanto o almoço quanto o lanche serão consumidos prioritariamente ao ar livre, sempre respeitando o necessário distanciamento, monitorado pela professora e sua auxiliar.

É importante lembrar que as famílias devem enviar, em um recipiente higienizado, duas máscaras, além da que a criança ou adolescente usará para entrar na escola. Haverá a troca da máscara logo após o lanche.

O uso dos banheiros e demais espaços físicos será realizado de forma organizada, sempre acompanhado por um membro da equipe pedagógica, que está preparada para manter os espaços limpos e organizados conforme as orientações da vigilância sanitária. Após a utilização por um grupo de estudantes, haverá a devida higienização no espaço, antes que outro grupo o ocupe.