Em muitos casos, exemplos educam mais do que palavras e possibilitam a formação da cidadania, com o incentivo a atitudes solidárias que vão constituindo, ao longo da vida, a formação de alunos e alunas da escola

A educação permeia as ações dos seres humanos e é algo que se estende pela vida, nunca chegando a um termo, a uma conclusão definitiva. Ninguém pode chegar ao dia em que dirá: “pronto, agora concluí minha educação!”. Estamos sempre aprendendo, nos educando e sendo educados na relação com as outras pessoas e instituições. Assim, a Terra Firme inclui, entre as suas propostas, a de promover boas ações para que os seus alunos e alunas tenham exemplos consistentes acerca de valores como a solidariedade e de princípios éticos.

Todas as pessoas que convivem junto aos alunos e alunas na Terra Firme formam a equipe pedagógica da escola e têm importância no processo de aprendizagem, independente do papel que exercem na estrutura de ensino. O Paulinho, por exemplo, que é quem recebe os alunos e alunas na entrada da escola e monitora a saída, há cinco anos tem sido exemplar na formação ética e cidadã dos alunos e alunas, não apenas pela sua cordialidade, carinho e respeito cotidiano na relação com os pais e com os estudantes. É que ele arrecada brinquedos e livros na comunidade Terra Firme e, no Dia das Crianças (12/10), os leva para crianças carentes de bairros da cidade de São José dos Pinhais, onde mora. Neste ano, a distribuição ocorreu nas localidades de Santa Thereza e Borda do Campo, no bairro São Sebastião.

Ele conta que teve a ideia e conversou com a coordenação da Terra, que apoiou a iniciativa e é parceira nessa ação desde então. “Conseguimos arrecadar anualmente em torno de dois mil brinquedos. A recepção da escola fica cheia de brinquedos e é tudo muito bonito, as crianças ficam felizes e nós emocionados”, diz Paulinho e explica que separa dois brinquedos por criança, para que todos possam ser contemplados.

Alegria que contagia – Alunos, alunas, pais, mães e a equipe pedagógica colaboram alegremente com a ação solidária promovida pelo Paulinho. Desde o segundo ano, Daniela Diniz, mãe do Rafael (7º ano), do Felipe e do Vitor (5º ano), conta que os filhos sempre separam com alegria os brinquedos para ser doados. “Há cerca de quatro anos, eles começaram a ter a curiosidade de saber como eram essas crianças que recebiam as doações e onde moravam. Foi aí que tive a ideia de levá-los junto com o Paulinho e vimos que tudo é feito de forma muito espontânea. Os brinquedos e livros são distribuídos para todas as crianças que aparecem. A cada esquina surgem mais crianças e a alegria no rosto delas é a maior recompensa que temos e que nos faz ter certeza de que, de alguma forma, estamos proporcionando a elas um dia mais feliz. O simbolismo de tudo isso é a demonstração genuína de que nos importamos com elas”, afirma.

Daniela diz que tanto ela quanto os filhos se sentem honrados de participar da iniciativa. “Participar dessa distribuição ao lado do Paulinho e de sua família é uma honra e uma alegria para mim e para os meninos, que a cada ano aguardam ansiosos por esse momento”, explica.

Formação completa – A Terra Firme entende que a formação de alunos e alunas se dá em um processo global, sem que seja possível dividir de forma estanque os espaços de estudo, da formação do caráter e do aprendizado do exercício da cidadania. E, para isso, são tão ou mais importantes as ações práticas que dão bons exemplos, quanto as teorias que encontramos nos livros e cartilhas. Para uma formação integral, é preciso observar que a criança, ao frequentar a escola para estudar e aprender as disciplinas curriculares, também deve encontrar ali as bases que a ajudem a formar a sua personalidade e a sua consciência cidadã.

“Gostaria de fazer um agradecimento aos pais das crianças e à direção da escola, que incentiva tudo isso. Mas, principalmente aos pais. Obrigado por ter participado hoje conosco e ter visto que o nosso trabalho é sério. E gratificante também!”
Paulo Sérgio Gonçalves da Cruz, o Paulinho.