Projeto dos 1º anos M e F teve como título “Além da Nossa Terra”. Como a ideia de projetos sugere, não há nada pré determinado ao longo de todo o processo. As crianças são donas dele, do que aprendemos com ele e de como o utilizaremos para descobrir mil e uma novidades.
A curiosidade das crianças acabou por nos levar a muitos lugares, literalmente. Descobrimos tipos de moradias, meios de transportes e os trajetos por eles utilizados. O caminho mais citado e explorado foi aquele que percorremos diariamente, da nossa casa até a nossa escola.
Pensando em otimizar este conteúdo que foi tão bem recebido e em registrá-lo de maneira a ser ainda melhor aproveitado, tivemos a ideia de construir um jogo de tabuleiro! A ideia foi imediatamente comprada pelas crianças que mostraram muita dedicação e empenho na sua realização.
A primeira parte foi uma lição de casa, onde elas deveriam fazer uma tentativa de escrita de tudo o que lembrassem do caminho de casa até a escola. Foi uma boa oportunidade para os pais ajudarem e já ficarem por dentro do que vinha pela frente.
Em seguida, reunimos as duas turmas no pátio para criar um planejamento do jogo que construiríamos. Fizemos uma lista com todos os lugares que surgiram da lição de casa e que colocaríamos nele, como: casa assombrada, hospital, cemitério, loja, mercado e muitos outros. Demos sugestões de nomes para o jogo e votamos em um definitivo: Caminho Maluco. Também escolhemos consequências para algumas casas, como “avance uma casa” e “fique uma rodada sem jogar”.
Depois de criarmos todo o esboço do jogo, começamos a construção propriamente dita: cada aluno desenhou um dos lugares previamente escolhidos para compor o tabuleiro. Criamos os “peões” utilizando caixinhas de fósforo, e demos vida a meios de transporte: patinete, helicóptero, trem, bicicleta etc. Pintamos os tabuleiros, colamos os locais desenhados, desenhamos o caminho, numeramos as casas e….BUM! Construímos um jogo inteirinho, com regras e utilizando tudo o que aprendemos no projeto.
Para fechar com chave de ouro, apresentamos nossa construção durante a Mostra do 1º ano e tivemos a oportunidade de jogar com aqueles que visitaram nossa exposição.
Foi um processo longo, de grande interatividade e dedicação, no qual os alunos se envolveram bastante e sentiram-se pertencentes ao grupo, já que cada ideia ou palpite foi ouvido e considerado por todos. Ficamos muito orgulhosas de participar disso!
Texto: Mariana Batelli Bento e Francesca Tockus
Fotos: Gilson Camargo
#TerraFirme30anos