Aulas extras de robótica estimulam a aprender de forma envolvente e divertida, utilizando peças de lego e recursos tecnológicos

Quem não gosta de aprender brincando? Na Escola Terra Firme a aprendizagem é divertida e envolvente. As atividades desenvolvidas, tanto nas aulas regulares quanto nas extras, se integram, formando uma rede de informações e reflexões que constituem um estímulo ao estudo e ao desenvolvimento de habilidades importantes para a formação de cada aluno e aluna. As aulas extras de robótica, por exemplo, envolvem as crianças em um aprendizado lúdico e instigante que facilita a absorção de conceitos científicos muito úteis para a compreensão dos conteúdos das disciplinas curriculares, tudo isso de forma cooperativa, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.

A robótica é um recurso pedagógico valioso, contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina e da cognição, motivando para o aprendizado de conceitos relacionados à ciência e à tecnologia. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, sempre às 18 horas, e podem ser assistidas por alunos do Grupo III ao 5º ano. Os professores Thiago Tonial Tamer e Gabriel Krauser, ambos da Robot Education, são os responsáveis pelas aulas e demonstram conhecimento, dedicação e entusiasmo, transmitindo esse ânimo aos estudantes, que ouvem com atenção e se empenham nas tarefas.

Tecnologia é legal – Enquanto montam, programam e comandam incríveis robôs, que tocam música, evitam obstáculos e competem em corridas, as crianças aprendem e praticam matemática, física, engenharia e até biologia, envolvidos em uma metodologia que utiliza peças de lego e é atraente para crianças de todas as idades. “Estou gostando muito da aula!”, declararam, quase em uníssono, os alunos Leonardo Camargo e Dan Brayan, ambos do 4º ano. Leonardo disse estar adorando montar o robô: “A gente mexe muito com tecnologia, aprende, é muito legal”.

O professor Gabriel explica que as tarefas relativas a fazer e programar os robôs fazem com que as crianças se empenhem em uma prática que, para ser realizada, exige o entendimento de conhecimentos elaborados e complexos. “São desafios que elas vão enfrentando e resolvendo, muitas vezes com muita facilidade. De certo modo, o robô é uma atração que motiva um clima de brincadeira, no qual princípios científicos vão sendo aprendidos e praticados. Por exemplo, o robô precisa de energia para funcionar e trabalhamos o assunto, pensando qual a energia mais econômica e limpa, assim como a adequada para cada situação; ou falamos de sensores, utilizando os sentidos humanos para explicar, e sempre acabamos aprofundando os assuntos”.

Aprendizagem colaborativa – Para o professor Thiago, a oficina tem a capacidade de motivar os alunos e alunas para o desenvolvimento de competências úteis não somente para o domínio de conceitos científicos, mas também para outras áreas do conhecimento e mesmo da vida cotidiana. “A robótica é importante no desenvolvimento do senso crítico, ensinando a problematizar, estruturando o pensamento e incentivando a abordagem dos problemas por diversos ângulos. Exercita a memória e a criatividade, além de incentivar o aprendizado colaborativo. Quando um aprende uma coisa nova, transmite para os outros”.

O espírito de colaboração, aliás, está presente na Terra Firme em todas as aulas, não apenas nas de robótica. A proposta é que a competitividade esteja presente na relação do estudante de si para si mesmo, sempre almejando melhores resultados pessoais na aprendizagem, e não no sentido de se sentir mais capaz do que os colegas. Desse modo, formam-se pessoas com maior noção da importância de desbravar as fronteiras do conhecimento integrando os saberes de cada participante do processo de aprender.

Método Pedagógico – A metodologia utilizada nas aulas é a STEAM Learning, que envolve quatro áreas das Ciências Exatas, representadas na tradicional sigla STEM (Science/Ciência, Technology/Tecnologia, Engineering/Engenharia e Mathematics/Matemática), acrescentando outra área do conhecimento e da expressão, muito importante, a Arte (Art). O desenvolvimento dos trabalhos, que consistem na construção e programação de robôs funcionais, se dá com atraentes blocos de montar interligados, feitos de plástico, especiais para o aprendizado divertido, e que foram desenvolvidas pela Lego Education.