
Compartilhando conhecimentos: flexão verbal na sala de aula
Dentre os inúmeros desafios de dar aula de Português, podemos citar como regras incontáveis, exceções e metodologias que qualquer documento enfrenta ao decidir ministrar esta disciplina.
Sabemos que diversos países também carregam suas regras gramaticais e estabelecem seus padrões de escrita com suas dificuldades particulares, porém, também sabemos que encarar uma aula de flexão verbal nem sempre é tão agradável, justamente por carregar uma estrutura com muitas variações e dominá-las requer um esforço e uma atenção especial dos nossos alunos.
Pensando em ecoar os conhecimentos adquiridos durante os anos anteriores, os alunos do 8 ° ano se voluntariaram para compartilhar com o 7 ° ano. Para isso, eles apresentam que montar um planejamento, colocar-se como auxiliadores e focar no objetivo da participação deles: a de ajudar uma turma a entender que, devido a pluralidade de flexões que apresentam, os verbos são uma das classes gramaticais mais complexas e abrangentes; porém, apesar das dificuldades, eles ainda apresentam que o verbo também é um dos assuntos mais interessantes da Língua Portuguesa!
Com esta experiência os alunos do oitavo ano puderam resgatar os estudos morfológicos e elaborar planejamento que beneficiário a todos. Os recursos utilizados foram:

-
- Sondagem, através de uma conversa inicial, sobre o que seria um verbo;
- Uso da lousa para explicação e exemplificação;
- “Macetes verbais” que são recursos para facilitar na hora de conjugar;
- Atividade em folha para caderno;
- Uso da gramática;
- Recurso sonoro (música de Geraldo Azevedo para introduzir o modo subjuntivo dos verbos).
Galeria de imagens
Últimas matérias

Mostra de Projetos conectou conceitos, artes e ciências num mosaico de saberes ....
Mostra de Projetos outubro 2024 | Escola Terra Firme, Curitiba/PR