O corpo docente da Escola Terra Firme, da Educação Infantil ao 9º ano, reuniu-se no dia 05/02 para construir o Eixo Temático que balizará a sua ação educativa do corrente ano. Partiu-se de uma mensagem de Sandra Cornelsen pedindo para que conversássemos sobre sanção e transgressão com a intenção de inovar, transformar e repensar a lida com os limites, regras; a escuta do adulto e a forma de chegar até o aluno para estabelecer bordas. Bordas que priorizem o respeito e as conexões entre a escola e seus alunos, seus professores e professoras, coordenadoras, pais e mães.

O grupo de docentes iniciou os trabalhos revisitando o ano que passou, identificando falhas e acertos, fazendo relações com seus conhecimentos filosóficos e científicos para análise das situações e busca de atualizações, transformações e inovações nas relações que envolvem o processo educativo.

Pensou em buscar sentido, fazer sentido, passar pelos sentidos, sensações e sentimentos. Afinal, humanos são seres inteiros, no entanto acostumados a serem divididos, fatiados, classificados… Como seres inteiros vivem contradições: dentro/fora, frio/quente, realidade/virtualidade, positivo/negativo, barulho/silêncio, obediente/transgressor, todo/parte e outros. E assim, o grupo chegou à ideia de que estamos vivendo um momento em que nos colocamos em uma determinada posição e acreditamos ter razão. Além disto, para dificultar as relações, julgamos aqueles que veem o mundo de outro ângulo. Educar, no entanto não requer julgamento e sim acreditar que todos podem aprender, se modificar, ir além do já conseguido…

Assim, a observação, a escuta, o olhar, o diálogo e o respeito passaram a ser o foco da conversa. Falou-se de uma escuta atenta, de questionamentos autênticos, perguntas que pedem uma resposta a ser ouvida, dialogada… Uma relação entre quem ensina e quem aprende que ofereça espaço para a dúvida, para a confiança, para a autonomia, para firmeza e a segurança que ensinar e aprender requerem. Estar junto, fazer-se na relação com o outro; estabelecer uma comunicação na qual o adulto diga: Estou aqui!

É preciso muito mais do que aprender conteúdos! É preciso, também a proximidade, o encontro de olhares, de ideias, de almas, de ações; é preciso a cumplicidade para que aprender seja possível; é preciso compromisso de professores, professoras, alunas e alunos; é preciso CONTATO, no entanto um contato respeitoso, um CONTATO COM TATO!

Laura Monte Serrat