Para celebrar o Dia das Crianças, a Escola Terra Firme organizou uma festa com muitas atividades. Foi na sexta-feira, dia 11, e todos os alunos e alunas participaram, assim como a animada equipe pedagógica. Houve jogos diversos, dança aeróbica, brincadeiras, show, lanche coletivo e, no turno da manhã, até um banho de mangueira, pois o sol brilhava e o calor era intenso.
Camila Guitti Luppi, coordenadora da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, explicou que o brincar faz parte da filosofia pedagógica da Terra Firme e que um dia feliz, com música, jogos e atividades lúdicas, não é coisa rara na escola. “A proposta é o aprendizado com satisfação, com alegria e prazer para pensar e descobrir novos conhecimentos. Na Terra, todo dia é dia da criança, todo dia é dia de brincar aprendendo, de aprender brincando. Isso é a nossa cara e as crianças adoram”.
O dia claro, com céu aberto, sol e calor, garantiu o clima ideal para a diversão. A animação começou um dia antes, quando a festa foi anunciada. A professora Francesca Tockus, a Fran, do 1° Ano, contou como foi a reação dos alunos e alunas. “Sempre lemos em sala as comunicações que são mandadas às famílias e esta foi especial, despertou muita alegria nas crianças, foi uma grande surpresa, muito comemorada”, disse. Na festa, segundo ela, a satisfação foi intensa e a celebração do Dia das Crianças foi a realização das expectativas de todos e todas.
Show – De tarde, a festa teve show da Banda Siricutico, de Curitiba, que começou convidando alunas e alunos a embarcar em uma montanha-russa imaginária, com todas as simulações de movimentos, com direito a gritos e tudo o mais. Depois, a vocalista Má Ribeiro e o músico Marcel Cruz distribuíram elásticos para que todos brincassem de “cama de gato”, enquanto a música que fala dessa brincadeira rolava sem interrupções. Os sucessos “Bala de Banana de Antonina” e “Trenzinho Azul” foram acompanhados pelas crianças, que cantaram, dançaram e riram muito. “Foi maravilhoso”, comentou Má, “É muito bom cantar para um público assim, que participa bastante e com liberdade”. Além dela, no vocal, e Marcel, na percussão e flauta, a banda contou ainda com Thiago Ramalho, guitarrista, e André Nigro, na bateria.
Para o professor de música da Terra Firme, Carlito Birolli, a festa foi um sucesso, o show foi empolgante e as crianças adoraram. Segundo ele, a música tem grande importância para o desenvolvimento dos alunos e alunas da escola e está presente em todas as salas, não apenas nas aulas de sua disciplina. “A música, bem como a arte em geral, está em tudo na Terra Firme, em todas as aulas, permeia todo o trabalho pedagógico e as crianças se comunicam muito bem através dela. Este ano, inclusive, estamos gravando um CD com composições feitas com as turmas do 2º ao 9º ano, como resultado do trabalho que temos desenvolvido”.
Texto: Luiz Geremias
Fotos: Bruna Bassetti Britto e Gilson Camargo