No mês de março, os familiares dos alunos e alunas visitaram a Terra Firme. Cada turma teve seu dia e horário e as crianças foram os cicerones, mostrando, com orgulho, o lugar onde estudam. Essa iniciativa tem o objetivo de promover a aproximação das famílias com a escola, aprofundando esse relacionamento e a integração com a equipe pedagógica. Foi chamada, assim, de “Dia da Família”.
“Nos sentimos muito bem acolhidos”
Tiemi Kayamori Lobato da Costa é mãe de Ícaro Lobato da Silva, do primeiro ano. Ela afirma ter sido um dia muito especial. “As crianças ficaram empolgadas para mostrar o espaço delas e nós pudemos conviver um pouco nesse espaço, participando de atividades e brincadeiras”. Ela conversou com a professora Katia Bassetti sobre a experiência de seu filho na escola. “É o primeiro ano do Ícaro na Terra Firme e estávamos muito apreensivos. A Katia contou que, no início do ano, ele estava um pouco mais tímido, mas agora está muito feliz e eu pude perceber isso”.
Segundo Tiemi, logo nas primeiras semanas Ícaro já tinha feito algumas amizades e isso trouxe a certeza de que a Terra Firme foi uma boa escolha. “A escola está acolhendo bem, não só ele, mas também os pais, pois todas vezes que entrei em contato com a secretaria, com a coordenação ou com as professoras, fui muito bem atendida. Além disso, gosto bastante da rotina de reuniões, que faz com que a gente acompanhe as coisas que estão acontecendo. O Ícaro adora ir para a escola e nós nos sentimos muito bem acolhidos”.
Descontração e afeto
As brincadeiras realizadas na quadra esportiva e no gramado foram muito animadas. Os familiares correram, andaram de perna de pau, participaram de corridas do saco e pularam corda. Isso tudo junto com as crianças, em momentos de muita descontração e trocas afetivas.
Ninguém queria ir embora
Katia Bassetti conta que o Dia da Família foi um acontecimento que mobilizou as crianças. “A expectativa foi grande e, na visita, a alegria foi contagiante. Elas pegavam os familiares pela mão e iam mostrando tudo, do pátio à sala de aula, incluindo os ‘cantinhos’, como o dos saberes e o dos cadernos. Juntos, brincaram, pintaram, jogaram e se divertiram. Foi importante para que os pais e mães conhecessem o nosso ambiente e a experiência foi tão agradável que ninguém queria ir embora”.