O Dia da Família já é uma tradição na Escola Terra Firme. A última edição, porém, que aconteceu no último dia 11 de agosto, teve entre as suas atividades o I Show de Talentos da Família. O objetivo foi promover uma oportunidade para o conhecimento dos diversos talentos dos membros da comunidade Terra Firme e alunos, alunas, familiares professores e professoras, apresentaram suas habilidades em atrativos shows.

A coordenadora da Educação Infantil, Camila Guitti Luppi, explicou que o Show de Talentos é uma forma de promover uma grande confraternização da comunidade escolar e expor as habilidades artísticas de seus membros. “A ideia surgiu com o karaokê, mas aí refletimos que temos vários talentos diferentes; tem criança que faz música, mas também tem poesia, teatro, mágica. Assim, a comunidade escolar conhece o talento de cada um e isso também é uma forma de confraternizar”, explicou.

Bruno Câncio, aluno do 9º ano, apresentou um show de mágicas durante a manhã. Para ele, a Terra está oferecendo uma oportunidade para que os alunos e alunas mostrem seus talentos. “Apresentar nossos talentos faz com que os levemos a sério. A Terra Firme me deu a oportunidade de apresentar meu show de mágicas há dois anos e sei que é isso o que quero fazer pra toda a vida”, comemorou.

A aluna Luisa Reali, do 6ª ano, cantou a música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade, junto com a sua irmã, a aluna do segundo ano, Alice Reali, e com a sua mãe, Juliane, e seu pai, Diego. Para Luisa, o Show de Talentos é uma oportunidade para que as famílias criem e apresentem algo, juntas. “Quando nos apresentamos ajudamos as outras pessoas a terem confiança para se apresentar também”, disse.

A aluna Ana Clara, do 4º ano, nunca tinha cantado para muitas pessoas, apenas em sala com colegas, professores e professoras e para seus familiares. “Achava que não ia conseguir, mas agora sei que consigo cantar para uma plateia maior. Com essa oportunidade, outras crianças poderão perceber que não precisam ter vergonha”, afirmou. A mãe da Ana, Lilian Rocha Loures, aprovou a iniciativa, porque, segundo ela, estimula o lado musical, cultural. “O Show de Talentos é incrível, pois, como aconteceu com a Ana Clara, que estava com muita vergonha, a escola a estimulou a transpor esse limite e isso foi muito bom.”, comentou.

Oficina de Aviões de Papel

Outra atividade que despertou o interesse dos alunos foi a Oficina de Aviões de Papel. Segundo a professora Solange Maria Jankowski Palmeiro, do Jardim II, a oficina foi concebida durante a semana pedagógica e tem o objetivo de trabalhar a interação das famílias e as habilidades de alunos e alunas. “A oficina trabalha muito o raciocínio lógico e a coordenação motora da criança, além da atenção e concentração”, explicou.

Patricia Valverde Pereira, mãe da Sara, contou que ao participar da oficina aprendeu a aprender junto com as filhas. “Fizemos uma das dobraduras mais difíceis, fomos aprendendo juntas, dávamos um passo, aí descobríamos que estava errado e íamos aceitando isso. Para mim, essa foi a beleza desse encontro. Conseguimos fazer juntas o avião e estou orgulhosa do que fizemos”, explicou.

Arte do cartaz: Adriano de Faria
Texto: Karina Ernsen
Fotos: Gilson Camargo

Saiba mais sobre as outras edições do Dia da Família:

https://escolaterrafirme.com.br/wp/dia-da-familia-promove-piquenique-e-confraternizacao-da-comunidade-terra-firme/
https://escolaterrafirme.com.br/wp/dia-da-familia-fortalece-lacos-afetivos/
https://escolaterrafirme.com.br/wp/confraternizacao-das-familias-promoveu-convivencia-e-apresentou-o-projeto-colmeias-urbanas-a-comunidade-terra-firme/

#TerraFirme30anos