A proposta de ensino/aprendizagem para o Ensino Fundamental na Terra Firme dá continuidade aos objetivos já citados na Educação Infantil. Há a preocupação com a formação de seres comprometidos com o humano, com o saber, com o conviver e com o fazer significativo para a melhoria da qualidade de vida. Nesse período é preciso, ainda, preocupar-se com as características dessas pessoas que se encontram em pleno movimento de transformação, vivendo a pré-adolescência e a adolescência, momento marcante do desenvolvimento humano, experienciado por intensas mudanças na construção da identidade pessoal. Alunos e alunas, nesse período, estão investindo na busca do seu “eu” e da identidade do seu grupo, na nova condição de pessoas que possuem possibilidades muito diferentes daquelas que a infância proporcionou.
A metodologia utilizada instiga, através de projetos, a construção do conhecimento de forma dinâmica e vinculada à atualidade. O trabalho com plataformas digitais de aprendizagem proporciona múltiplas ferramentas de exploração e enriquece a experiência do aluno.
Avaliação
Dentro da metodologia da escola Terra Firme a avaliação é individualizada, processual e contínua. Nossos alunos são avaliados ao longo do trimestre através da observação constante dos professores, atentos ao desenvolvimento, a participação e interesse nas aulas, comunicação oral e registros escritos. A avaliação continuada permite que o professor faça, ao longo do tempo, o diagnóstico da aprendizagem do aluno e interceda durante o processo.