Este foi um ano de bons encontros, através do gênero textual carta, em especial a carta pessoal. Nosso itinerário para o trabalho de produção textual com alunos do 4° ano teve o objetivo de expandir a capacidade expressiva através de um meio de comunicação que pede outro tempo, menos instantâneo, menos efêmero do que as redes sociais.

A carta traz uma dinâmica diferente, o remetente permite o vínculo com o destinatário, ambos dedicam tempo precioso para encontrar o outro pela escolha das palavras e afetos. Então o aprendizado acontece quando o aluno percebe que a carta é carregada de significado, ela produz uma interação social e desperta o interesse das nossas crianças, já que este gênero possibilita a troca de experiências, conhecimentos e perspectivas reais entre os sujeitos. Por meio da carta, o papel é superfície de diálogo, é tempo de refletir sobre aquilo que escrevemos e lemos, tempo de espera e alumbramento quando chega uma carta de longe em nossa casa.

Desde o começo do trimestre foram estabelecidas metas e, aos poucos, fomos alcançando nossos objetivos:

Conhecer o gênero textual carta;
Descobrir os tipos de cartas existentes e reunir algumas em sala;
Estudar a estrutura da carta pessoal;
Produzir cartas pessoais para o espaço escolar;
Produzir cartas para fora do espaço escolar;
Produzir cartas para fora do estado;
Produzir cartas para fora do país;
Produzir cartas para outro continente;
Ler cartas de grandes personalidades e representá-las através da Consigna Cartas Eternas.

À medida que avançávamos, os objetivos se transformavam não apenas em grandes encontros, mas em reencontros e endereçamentos. Ali vivenciávamos o antes e o depois, a linguagem em seu uso efetivo, o grande ato humano da comunicação, da leitura e escrita de si e do outro.

Decidimos finalizar o trimestre com um projeto intercultural entre Brasil e Angola e selamos com o nome de “Caixa Cultural”, dentro da nossa caixa havia: livros de autores brasileiros, música de vários estilos do Brasil, artesanatos, artes dos nossos alunos, receitas da culinária de diferentes regiões do nosso país, fotos, folhas, pedras, areia, conchas do mar, sementes e cartas, muitas cartas com o essencial: muito carinho.

Ao nos debruçarmos sobre nossas cartas e as de grandes personalidades, compartilhamos a sensação de atemporalidade. Essa experiência nos permitiu observar que, nos momentos de leitura, dividíamos sonhos. Assim como as cartas de Franz Kappus para Rilke, em Cartas a um jovem poeta, nossas correspondências marcaram nossas vidas e transformaram nossa maneira de ver o outro.

Plano de aula: Mara Ferreira e Luis Pedro Dias Costa
Fotos: Gilson Camargo

#TerraFirme30anos

Link para reportagem em áudio de Daiane Andrade, publicada na Rádio Band News FM, em 05/11/2018.