A turma do 9º ano realizou uma atividade didática e desafiadora. O professor Gustavo Hagebock Guimarães, da disciplina de Matemática, orientou os alunos e alunas a construírem uma catapulta, visando a uma melhor compreensão das noções relacionadas à parábola, um tema que tinham estudado no conteúdo “função quadrática”.
Segundo o professor, a ideia surgiu do nome do projeto de pesquisa da turma, “Estopim-Início”. “Este conteúdo, que faz referência ao estopim, seria o lançamento de um objeto descrevendo uma parábola. Após a ideia de construirmos uma catapulta, pensamos que poderíamos calcular diversas coisas, como a altura máxima atingida pelo objeto, a distância que ele percorre e o tempo gasto para o objeto percorrer até retornar ao solo”.
Aplicando conceitos e teorias para um conhecimento mais significativo da matemática
A atividade permitiu que os estudantes observassem empiricamente o que estudaram nas aulas. Gustavo destacou que essa abordagem ajudou a turma a conseguir maior proximidade com a matemática. “A atividade fez com que os alunos aprendessem de outra forma, aplicando os conceitos e teorias na prática, tornando seus conhecimentos do assunto mais significativos”.
Função quadrática: o que é?
Expressão matemática que descreve uma relação entre duas quantidades, sendo uma delas elevada ao quadrado. É representada pela fórmula f(x) = ax2 + bx + c, em que “x” é uma variável e “a,” “b,” e “c” são números. Cria uma curva em forma de “U” (invertido, quando “a” é positivo, e em posição normal, quando “a” é negativo), chamada de parábola.
Fotos: Gilson Camargo