A turma do 4º ano desenvolveu um estudo sobre as diferentes formas da matéria, bem como sobre as transformações observadas na mistura de duas ou mais substâncias e, consequentemente, sobre os métodos de separação existentes. Isso aconteceu na disciplina de Ciências, em aulas dinâmicas, instrutivas e divertidas, que incluíram conhecimentos teóricos e práticos. A professora Fran Napoleão organizou as experiências, utilizando uma estratégia didática que inclui vídeos temáticos e estimula a participação de alunos e alunas.
Esses estudos envolveram, em um plano teórico, a categorização dos estados da matéria (sólido, líquido e gasoso), bem como a importante noção de que, na natureza, tudo é formado por misturas e combinações de elementos e substâncias. “Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço e essas misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas”, explicou, durante a aula, a professora.
Misturando e separando substâncias
O estudo experimental se deu em duas partes. Na primeira, houve a visualização das misturas, utilizando água, vinagre e óleo de cozinha. Segundo Fran, nessa vivência a turma descobriu que a água é conhecida como solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias se dissolvem nela. “Já o óleo e a água não são muito amigos e não se misturam. O óleo fica na parte de cima e a água fica embaixo, por ser menos denso, isto é, possui maior massa, que a água. No caso do vinagre e da água, o resultado é uma mistura homogênea, em que não se pode diferenciar uma substância da outra”.
No experimento da separação de misturas homogêneas e heterogêneas, alunas e alunos observaram cada um dos processos envolvidos. Conheceram desde a “catação”, procedimento manual para separar substâncias sólidas, até a “destilação”, que é quando uma mistura de substâncias líquidas é desfeita, em um processo que envolve a vaporização. Também foram estudados, em vivência prática, os processos de decantação, ebulição, filtração e separação magnética. O material utilizado foi diversificado e ilustrativo para cada experimento.
Links para novos conhecimentos
A professora Fran Napoleão utilizou recursos que estimulam o envolvimento dinâmico e disponibilizou links de dois dos vídeos utilizados nas aulas:
Estudo do processo de ebulição.
Estudo do processo de destilação.
Ciência é fundamental
Na Escola Terra Firme os conhecimentos científicos têm lugar de destaque na formação de alunos e alunas. Desde muito cedo, as crianças entram em contato com conceitos básicos e elementares da física, da biologia e da química. Além de vivenciar os experimentos, também aprendem a preparar as condições para realizá-los e sobre a importância de registrar o que foi aprendido.
A iniciação científica é realizada já nos primeiros anos, como na experiência do “afunda ou não afunda”, na qual as crianças começam a elaborar as noções de densidade e peso. Confira as reportagens “Na Terra Firme, a iniciação científica começa cedo, com brincadeiras e emoção” e “Garrafa Mágica promove a interação e o fascínio pelas descobertas”.