A turma do 9º ano está utilizando as aulas de matemática de forma bastante produtiva. Alunos e alunas estão levantando e administrando recursos para a formatura e solicitaram a orientação do professor, Gustavo Hagebock, para organizar as finanças. Assim, pretendem se tornar mais íntimos de conceitos básicos, como receita, despesa, lucro e prejuízo, adquirindo maior autonomia no trato com valores monetários. O empenho é grande e o professor ajuda a ordenar os cálculos e esclarecer dúvidas, orientando alunos e alunas no caminho do desvendamento dos recursos da matemática financeira.

O professor Gustavo fez questão de chamar a atenção para a importância da organização em todas as fases do processo contábil utilizando o quadro-negro para mostrar como ordenar as informações e os cálculos. Além disso, explicou os conceitos de receita, despesa e lucro, para que não houvesse confusão. “É preciso diferenciar bem. Receita é o dinheiro que entra e que, deduzido da despesa, gera o lucro, se a conta for positiva. Se for negativa, temos o prejuízo”. A aluna Luisa Yumi, vice-presidente da comissão organizadora, registrou no quadro negro as informações transmitidas pela tesoureira e todos estiveram atentos e atuantes. O professor deu uma contribuição importante e que certamente ajudará bastante a tarefa da turma. Ele abriu uma tabela no software Excel e organizou-a para uso dos alunos e alunas na organização financeira da formatura.

A aluna Daniela Schmidt Marques é a presidente da comissão e Isabela Caldas foi designada para a tesouraria. Ela deve, a cada aula destinada ao tema, apresentar contas dos valores arrecadados, do que foi gasto e do que a turma tem em caixa como saldo. Além disso, dá informações importantes, como o prazo para o pagamento da contribuição mensal e outros avisos e explicações. A tarefa não é simples e já há na turma a intenção de designar alguém para ajudar Isabela, que, simpática, gostou da ideia. “Acho que estou dando conta, mas ajuda sempre é bem-vinda”, disse.

Um projeto que envolve a todos

Toda a turma está bastante empenhada no “projeto formatura”. Não há quem não participe da empreitada, que exige bastante dedicação e foco. Nas festas das famílias na Terra Firme, alunos preparam e vendem deliciosos lanches e o lucro é certo. Há também a venda de sopas no inverno, bem como de canjica e chocolate quente. Foram feitas rifas, uma cesta de Páscoa e uma para o dia dos namorados, em junho. Foi, além disso, organizado um evento na Hamburgueria Eto’s e diversos vales de um combo foram vendidos pelos alunos, com reversão imediata para a caixinha da formatura. Novas atividades estão sempre sendo desenvolvidas.

Para Thamy Padilha, coordenadora do Fundamental I e II, do 3º ao 9º ano , com a a ajuda do professor Gustavo e o empenho dos alunos, a formatura e a viagem que alunos e alunas farão para um hotel fazenda, com certeza será um sucesso. E ela ressalta o aprendizado que está sendo construído no processo. “A turma está aprendendo a se organizar financeiramente para a formatura e para a vida, coletiva e individualmente”. Há um grupo de Whatsapp, segundo Thamy, no qual as famílias se mantêm cientes da movimentação financeira e das atividades previstas e já realizadas, bem como de outras informações.

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Luiz Geremias e Gilson Camargo

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