A Escola Terra Firme apoia seus alunos e alunas que concluem o Ensino Fundamental e, como acontece todos os anos, oferece o suporte necessário para a concretização do “Projeto Formatura”.

Os alunos e alunas do 9º ano preparam a formatura e estão envolvidos com tarefas para as quais não têm muita, ou nenhuma, experiência. Para festejar a conclusão do Ensino Fundamental, a turma está arrecadando fundos para as despesas decorrentes e se depara com a necessidade de organizar essa movimentação financeira, bem como de planejar estratégias de levantamento de recursos. Para isso, conta com a ajuda da coordenadora Brunna Bassetti Britto e do professor Gustavo Hagebock, de matemática.

Na prática, é o primeiro contato que a maioria tem com elementos relacionados à contabilidade. Muitos sabem do que se trata, mas não haviam ainda vivenciado essa experiência de forma autônoma. Assim, recorrem à coordenação para aprender a ordenar tarefas e, do professor, recebem auxílio para montar um balancete e discriminar receitas e despesas. Também aprendem como faz um administrador de empresas em um caso como esse: se empenham para diversificar fontes de renda, racionalizam custos e conhecem as melhores estratégias para divulgar seus produtos.

Na festa julina, por exemplo, criaram kits com comidas típicas para que as famílias pudessem comemorar, em suas casas, ao som da animada live que a Terra Firme promoveu no dia 10 de julho. Também já organizaram rifas de cestas, na páscoa e no dia dos namorados, e planejam outras formas de arrecadação, aprendendo a equacionar, da melhor forma possível, custos e faturamento. O objetivo é ter recursos para poder comemorar, quem sabe viajar, com o esperado controle da pandemia de covid-19 previsto para breve.

Luísa Reali Willrich, a representante da turma, tem sido proativa. Na primeira aula que o professor Gustavo ministrou especificamente para assessorar a turma no Projeto Formatura, ela, com o auxílio da coordenadora e de colegas, como a aluna Elisa de Carvalho Kaltmaier, apresentou relatório e planilha informando o que já tinha sido feito e os recursos em caixa. Luísa avalia que o suporte que a escola está dando, principalmente nas aulas de matemática financeira, tem sido muito útil e conta que a venda dos kits em julho foi um sucesso. Mas, para a alegria ser completa, segundo ela, falta algo. “O pessoal está participando e os kits venderam bem. Agora, vamos aos próximos passos, torcendo muito para que seja possível fazer a tão esperada viagem no fim do ano”.