No dia 25 de maio aconteceu, na Escola Terra Firme, a primeira Mostra de Projetos do ano de 2019. Trata-se do evento em que alunos e alunas, professores e professoras, apresentam aos familiares o que foi abordado em sala no início do semestre e exibem os trabalhos realizados. Não apenas a quadra, mas outras áreas da escola ficaram repletas desses trabalhos.
Em consonância com o Eixo Temático da Terra neste ano, “Pontes”, havia representações diversas, que se interligavam sob a lógica dos sentidos e da criatividade. Em uma mesa, antiquíssimos nuragues e dólmens, em outra, representações tridimensionais da Capela Pazzi, de Filippo Brunelleschi, se conjugavam no olhar dos familiares, que tinham ainda à disposição estudos das formas, ângulos, moradias e postura, jogos e poemas, desenhos e instalações.
Viam-se, ainda, obras representativas do Fauvismo e do pontilhismo (pixel art), além de grafismos marajoaras. Recriações sobre temas artísticos clássicos, como os da Vênus de Botticelli e da Madona de Da Vinci, estavam em convivência harmônica com maquetes de modelos atômicos e registros de importantes acontecimentos históricos, informações geográficas e políticas sobre o Brasil e outros países do mundo.
Experiências sensoriais, envolvendo tato, visão, paladar e audição, foram realizadas com total envolvimento e expressões de surpresa e deslumbramento. Referências ao mural do grafiteiro Banksy, “Menina com Balão”, chamavam a atenção em conjunto com tantas outras figurações nas quais as disciplinas curriculares, em formas e cores, dialogavam. As interconexões do aprendizado foram a tônica da Mostra, que ilustrou o conhecimento desenvolvido individual e coletivamente.
A Sala Lapierre recebeu alunos, familiares e equipe pedagógica para explicações detalhadas dos temas estudados. Após uma breve exposição dos professores, foi a vez dos estudantes, sempre em dupla, falarem do que aprenderam em todas as disciplinas. Houve espaço, como sempre, para apresentações musicais em um contexto em que a interdisciplinaridade encontra seu amálgama na arte.
Texto: Luiz Geremias
Fotos: Luiz Geremias e Gilson Camargo
Arte do cartaz: Adriano de Faria
#TerraFirme30anos