Com o objetivo de manter a continuidade das atividades realizadas on-line, a Escola Terra Firme elaborou e montou kits para facilitar os estudos em casa, distribuídos na própria escola quinzenalmente para as turmas do Infantil. Neles, está o material necessário para a realização de consignas, tarefas que promovem o aprendizado dotado de sentido e a reflexão, mas vai além disso. Cada kit representa muito mais do que um incentivo ao aprendizado, está cheio do carinho e da atenção especial que cada estudante e familiar já se acostumou a receber na Terra.

Os kits foram preparados de forma a minimizar a necessidade das famílias saírem de casa para providenciar o material das tarefas. As instruções para a realização da consigna vão impressas e acompanhadas, de acordo com cada caso, de tinta, pincel, massinha, argila, barbante, cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, palitos, papéis ou o que mais for adequado.

Carinho especial

Rosane Marçal, coordenadora do Infantil, conta que a experiência de elaborar, montar e distribuir os kits está sendo muito alegre e gratificante para todos na escola. “Tem sido incrível a movimentação das professoras para planejar as atividades e preparar os kits, a direção junto, dando suporte, os pais vindo até a escola buscar e enviando fotos, cartas, vídeos e áudios das crianças, dando retorno das atividades, e as crianças superempolgadas na realização”.

Ela diz que montar os kits fez com que as professoras se sentissem mais próximas de alunos e alunas, lembrando com carinho da antiga rotina, do tempo em que estavam em sala de aula. “Estar na escola para a preparação do material trouxe ânimo para elas, que se mostravam muito tristes por estar longe das crianças, do trabalho e da escola”. O resultado foi que cada kit foi preparado com um carinho especial e esse afeto foi sentido pelas crianças e familiares.

A Terra Firme é única

Karina Dias Occaso de Sampaio, mãe da Olívia, do Grupo II, entende que os kits funcionam como um importante recurso pedagógico, mas, principalmente, ajudam a manter o bom vínculo que a filha, e toda a família, tem com a escola. “Tenho experiência com três escolas e a Terra Firme é a única que pergunta como o aluno está se sentindo, que manda mensagens para os pais, perguntando como estão, se precisam conversar e se estão com necessidades emocionais, dando apoio, não material ou de conteúdo. Isso é único”, afirma.

Olívia tem uma relação muito carinhosa com a professora Solange Jankowski Palmeiro, a Xuxa. “Ela gosta de todos os professores, interage, conversa, quer contar todas as novidades, percebe a presença ou ausência dos amigos. Do jeito dela, escreve cartinhas para a Xuxa, várias, falando das atividades, o que fez, como fez, desenha a professora em diferentes contextos que imagina. No último kit que fomos buscar, levamos uma carta para ela e, neste agora, a Xuxa mandou uma resposta e Olívia respondeu imediatamente, utilizando o mesmo papel”, conta Karina. “E quando eu acompanho a aula, vejo, na tela, a Xuxa emocionada, os olhos lacrimejados, a voz embargada”, completa.

Confiança construída em Terra Firme

Essa interação emocional ajuda a manter a tranquilidade, o que se reflete na realização prazerosa dos trabalhos e na certeza de que a escola continua presente, de que vai voltar a rever os amigos, retornar à escola. Uma confiança que tem bases sólidas, ou, bem se pode dizer, construída em Terra Firme. “Não vejo tristeza na Olívia. Vejo uma alegria, uma ansiedade, ela está com muita expectativa de reencontrar a Xuxa, os professores e os amiguinhos. Quando tem interação on-line, ela mesma se troca, escolhe a roupa que quer usar, a presilha do cabelo, se arruma para esse momento, que adora”, diz Karina.

Além da cartinha para Olívia, Xuxa também escreveu mensagens para outros alunos e alunas e uma geral. Nela, fala do sentimento de saudade que experimenta e que, em suas palavras, “transborda e escorre pelos olhos”. A professora se sente triste pela interrupção do convívio diário, das brincadeiras, rodas de conversa e trocas de experiências. No entanto, fala de sua alegria no preparo dos kits, pois se sente, nessa tarefa, mais próxima das crianças que ama. “Tenho a sensação de estar perto delas, pois a cada atividade planejada, passa em minha mente o rostinho de cada uma. Em cada kit, segue um pouco de mim, cheia de saudade, de amor e carinho. Fico imaginando que vou dentro da sacola, pois o desejo de ir é grande”.

Confira, abaixo, a íntegra da carta enviada por Xuxa para cada aluno e aluna:

Alguns dias, preciso ir até a escola preparar aulas e atividades para vocês. Confesso que é bem estranho entrar na sala de aula e não ver seu sorriso e nem ouvir sua voz me chamando.

Posso te garantir que o vazio da sala fica imenso sem questionamentos, sem aquela bagunça que só nós compreendemos e sabemos o quanto isso é delicioso.

A saudade é um sentimento que quando não cabe mais no peito escorre pelos olhos.

Grande beijo com muita saudade.