A Terra Firme entende que é papel da escola oferecer a seus alunos e alunas uma formação interdisciplinar e integral, na qual cada elemento se interconecta aos demais para formar seres pensantes e cidadãos responsáveis, críticos e ativos. Assim, no seu projeto pedagógico, a Terra Firme agrega aos planos cognitivos do aprendizado os fatores socioemocionais, para fomentar em cada criança e adolescente a liberdade de perguntar, pesquisar, descobrir e a partir daí, construir conhecimentos.

A implantação será gradual de 3 a 5 horas semanais, desde a Educação Infantil Grupo II até o 9º ano do Ensino Fundamental. O ensino de inglês será ofertado, com integração consistente e constante entre ferramentas e estratégias de aprendizagem, na metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning – Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem). Nessa abordagem o enfoque está na comunicação significativa, com uma proposta em que a aprendizagem não é linear e se dá contextualizada e com significado, o que facilita a habilidade de compreender e falar a língua.

Sem descartar o ensino específico da língua inglesa, de sua gramática e semântica, abre-se uma nova possibilidade para o aprendizado dessa fundamental ferramenta de comunicação no mundo contemporâneo. As aulas acontecem em sala ou em uma plataforma especialmente desenhada para isso, com acesso a uma biblioteca digital com mais de 5000 títulos e muitas ferramentas de apoio ao aluno e família, material didático, acompanhamento e formação continuada para os professores.

O objetivo é que ao sair da escola, após concluir o Ensino Fundamental II, alunos e alunas possuam fluência na língua inglesa e recebam certificação internacional, pela Michigan Language Assessment. Já para professores e professoras, a certificação é dada pela Cambridge Asessment English. Este projeto conta com a parceria da Richmond Solution, uma empresa com sede em Oxford (Inglaterra) e que integra o Grupo Santillana, fundado em 1960 na Espanha.