
Aula de ginástica circense estimulou força corporal, equilíbrio e cooperação

Cultura corporal circense exige força, postura, equilíbrio e cooperação
Nilo compreende que proporcionou aos alunos e alunas uma experiência corporal de ampliação de repertório para a compreensão do circo como um elemento da cultura corporal. “A partir do trabalho cooperativo, essas crianças vão desenvolvendo os elementos físicos, então a gente trabalha com a força, com o equilíbrio e elementos posturais. Mas, não é o circo que desenvolve a postura, o equilíbrio e a força. É para se expressar com o circo que é necessário que se desenvolva a postura, a força, o equilíbrio e a cooperação”.
Ginástica acrobática estimula o cuidado com o outro
Rafael desenvolveu plano pedagógico contando a história da ginástica acrobática, inclusive com a exibição de um vídeo, antes de começar a prática. “Eu expliquei pra eles o jeito correto de se fazer, porque esse conteúdo traz essa percepção aos alunos de que eles precisam ter cuidado com o corpo do outro, porque, senão, podem se machucar. Então, começamos a prática e eles perceberam que, independente da característica de cada um, eles precisam um do outro para conseguir construir algo e que cada um é responsável no processo”, diz.
Todos saem ganhando
Segundo ele, o ganho com a participação de Nilo não foi apenas da turma. “Esse intercâmbio é bom para os alunos e é bom para mim. Porque, quando for abordar esse assunto novamente, com certeza vou tratar de temas que até então eu não tinha percebido”.
Galeria de imagens
Últimas matérias

As turmas do 4º ano A e B vivenciaram uma experiência encantadora com o livro “Brincadeiras de Sol, Brincadeiras de Chuva”, da escritora Cláudia Kauling Gatti.

No dia 07 de maio, os alunos do 5º ano viveram uma experiência única na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP)

Nas aulas de Inglês, as turmas do 4º ano vivenciaram uma experiência divertida e cheia de aprendizado com a atividade "The Weather Report".