
Fundamental II visita Parque da Ciência
As turmas do Ensino Fundamental II da Escola Terra Firme visitaram a sensacional exposição científica do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, localizado na histórica Estrada da Graciosa, no município de Pinhais. Conheceram os 5 pavilhões e o fantástico acervo que se divide em 4 grandes temáticas: Universo, Cidade, Energia e Biodiversidade. Sempre com o acompanhamento dos guias, que orientaram a visita e discorreram sobre teorias e práticas científicas, alunos e alunas saíram com muita curiosidade e interesse para saber mais sobre os assuntos tratados.

Logo após a chegada, grupos foram formados e cada um seguiu um guia. Assim, começou a viagem pelo mundo fascinante das descobertas e experimentações. Entre as atrações iniciais, uma incursão pelo labirinto onde há 5 frases que ilustram a trajetória do cientista, uma colorida projeção de relevo em 3D em uma caixa de areia e uma explanação ricamente ilustrada sobre as cores da luz.
No pavilhão Terra, foi a vez de conhecer mais sobre paleontologia e alguns se surpreenderam ao saber que no Brasil foram encontrados fósseis de dinossauros. No pavilhão Água, alunas e alunos descobriram que está enganado quem diz que o planeta Terra é formado por mais água do que terra e rochas. Souberam que isso é verdade quando se fala apenas da superfície do planeta. E no pavilhão Energia conheceram uma grande caldeira a vapor, do tipo das que moviam as locomotivas, sempre refletindo sobre os custos ambientais de cada fonte de energia.
Descobrir a importância da natureza no cotidiano
O professor de Geografia, Kevin Pscheidt, disse que os estudantes aprenderam, na prática, como a natureza é importante e está presente no nosso cotidiano. “Eles acompanharam o processo de formação do planeta, conheceram algumas rochas, souberam como se formaram e descobriram que elas se formaram na superfície da Terra e hoje fazem parte da nossa vida. Muito do que a gente tem em casa é feito dessas rochas e elas vêm da natureza”.
Parque da Ciência: Interdisciplinaridade dos conteúdos
A empolgante diversidade de assuntos causou surpresa e algum espanto. Em boa parte, pela percepção da vasta coleção de conhecimentos desenvolvidos pelo ser humano na sua história. “Trouxemos as turmas para que tenham contato com as ciências, com matemática, geografia, história. Então, vamos trabalhar a interdisciplinaridade das matérias e dos conteúdos”, explicou a professora de Ciências, Cristiane Paris.

Associando conteúdos
Segundo a coordenadora do Fundamental II, Brunna Bassetti, a atividade superou as expectativas e evocou os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Achei que foi bem interessante a visita. Eles lembraram de conteúdos das aulas da época da pandemia, fizeram associações entre o que viram aqui e o que estudaram”.
Fotos: Gilson CamargoGaleria de imagens
Últimas matérias

Mostra de Projetos outubro 2024 | Escola Terra Firme, Curitiba/PR