Todos os seres vivos precisam de cuidado e atenção

Todos os seres vivos precisam de cuidado e atenção

A turma do 5º ano adotou um hamster e compartilhou a responsabilidade de cuidar do animalzinho garantindo sua sobrevivência e o seu bem-estar. Com esta experiência, puderam compreender melhor a complexidade de um ser vivo. A ideia surgiu quando o 5º ano estava estudando os seres vivos na aula de história do professor Luis Pedro Costa, que sugeriu que a turma adotasse um para melhor saber o que é, o que precisa e como cuidar. A proposta foi bem aceita pelos alunos e bem operacionalizada. O escolhido foi um hamster, que foi logo batizado de Pedrinho, pois os alunos estavam inspirados pelo estudo que realizavam acerca de D. Pedro II, e pareceu uma forma de homenagear a ilustre figura histórica. Tanto que chegou a ser chamado inicialmente de “Dom Pedrinho III”. O objetivo, segundo Luis, era incentivar a turma a perceber que um ser vivo precisa de cuidado e proteção e tudo indica que foi alcançado. Ele conta que as crianças perceberam que não é tão fácil cuidar e ter responsabilidade sobre um ser vivo e que quando temos alguém que depende de nós, não podemos nos esquecer de, principalmente, alimentar e cuidar de seu bem-estar. Nas conversas acerca do projeto que o professor teve com a turma, foi possível perceber que a experiência parece ter sido importante para a vida dos alunos e alunas. “Conversamos sobre o fato de que se aprendemos a cuidar de um hamster, podemos aprender a fazer o mesmo com os nossos amigos e familiares, cuidando para não machucar, para não ferir a sensibilidade do outro”, explica. Os alunos estudaram a vida do hamster, pesquisaram sobre o que é, que características tem, o que precisa para viver, os cuidados de que necessita. E o cuidado era tanto que, sabendo que esse animal se recolhe durante o dia, muitas vezes alguém pedia que os colegas não falassem alto, para não estressar o Pedrinho. Nos finais de semana, sempre um aluno ou aluna levava o animal para casa e fazia um relatório sobre o que aconteceu. Nas férias, alguns alunos se comprometeram a cuidar de Pedrinho e, para o próximo ano, já há um plano de passar a sua guarda para a turma que chegará ao quinto ano. E isso está sendo feito com extremo cuidado. “Estão elaborando regras para essa passagem, aproveitando os conhecimentos adquiridos para indicar precisamente o que deve ser feito para manter o bem-estar e a saúde de Pedrinho”, diz Luis. Texto: Luiz Geremias Fotos: Gilson Camargo #TerraFirme30anos

Galeria de imagens

Últimas matérias

Uma tarde feliz, de conversa sobre poesia e brincadeiras com as turmas do 4º ano
Uma tarde feliz, de conversa sobre poesia e brincadeiras com as turmas do 4º ...

As turmas do 4º ano A e B vivenciaram uma experiência encantadora com o livro “Brincadeiras de Sol, Brincadeiras de Chuva”, da escritora Cláudia Kauling Gatti.

Aula de campo inesquecível na Assembléia Legislativa do Paraná
Aula de campo inesquecível na Assembléia Legislativa do Paran...

No dia 07 de maio, os alunos do 5º ano viveram uma experiência única na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP)

The Weather Report – Um Jornal Internacional do Clima
The Weather Report – Um Jornal Internacional do Clima

Nas aulas de Inglês, as turmas do 4º ano vivenciaram uma experiência divertida e cheia de aprendizado com a atividade "The Weather Report".

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Olá, gostaria de saber mais sobre as matrículas na Escola Terra Firme!