A Escola Terra Firme promoveu, nos dias 06 e 07 de novembro, uma oficina de mecânica de bicicletas, ministrada pela Bicicletaria Cultural. Alunos e alunas aprenderam como remendar um pneu e regular freio e câmbio, além de adquirir importantes noções acerca da relação ergonômica bicicleta/ciclista. Também foram transmitidas informações sobre a história desse meio de transporte e temas da ciclomobilidade urbana foram abordados. 

O projeto tem o objetivo de familiarizar crianças e adolescentes com a mecânica da bicicleta e capacitar para utilizá-la com eficiência e segurança. Na oficina se aprende que a bicicleta é uma extensão do corpo e conhecer como ela funciona potencializa essa relação, tornando possível resolver problemas básicos para não perder a viagem e continuar pedalando. “A gente costuma dizer que a bicicleta é um brinquedo que nos acompanha a vida inteira, tem uma mecânica descomplicada e está cada vez mais inserida na vida urbana, é um veículo de transporte simples e reconhecido oficialmente”, diz Patricia Valverde, a Tissa, da Bicicletaria Cultural.

Link para cartilha “Pedalando na Cidade, desenvolvida pelo Programa Ciclovida, da UFPR”.

Na abertura da oficina, Tissa falou aos alunos e alunas sobre o surgimento e o desenvolvimento da bicicleta na história, e Fernando Rosenbaum, coordenador geral da CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu), abordou a temática da presença da bicicleta na cidade como veículo de transporte, a legislação de trânsito que diz respeito ao ciclismo e deu dicas sobre cuidados a tomar na rua. Depois das aulas teóricas e práticas, foi a hora de exercitar as habilidades no comando das bikes e uma inusitada “corrida” para ver quem chegava por último foi realizada, bem como uma animada partida de bike polo.

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo