Tranquilidade para aprender, maior concentração e organização cognitiva para desvendar os desafios que o conhecimento nos impõe. Essas são vantagens que as práticas de meditação oferecem aos alunos e alunas, e ações como a realização coletiva de exercícios de atenção plena são uma boa nova para 2020.
Nos seus 32 anos de vida a Terra Firme elaborou e consolidou uma proposta pedagógica que promove uma formação completa, integrada e ativa. Todas as ações realizadas no dia a dia da escola são voltadas para a formação humana integral, incluindo a vivência da cidadania, a consciência socioambiental e o crescimento pessoal. Para o sucesso desse trabalho não podemos deixar de destacar a psicomotricidade relacional como mediadora dessas relações e promotora de bem-estar e melhora na capacidade de aprendizagem. E onde fica a meditação no meio disso tudo?
O objetivo é ir além do aprender: é ensinar a gostar de aprender e ter capacidade e desenvolver os meios para isso, com autonomia, liberdade e responsabilidade. Nesse contexto, a possibilidade de cada estudante de conhecer as suas potencialidades, estando bem consigo próprio, atento e receptivo, é fundamental. Atividades de meditação, como o exercício da capacidade de estar em silêncio, ouvir o outro e aprimorar a concentração, têm sido desenvolvidas com sucesso no cotidiano da escola.
Mais bem-estar, melhor desempenho
“Damos atenção ao corporal, ao relacional e ao cognitivo, dentro das nossas propostas o corpo em movimento ou parado deve estar no estabelecimento pleno das suas capacidades de cognição. A atenção plena se encaixa nesses dois momentos. Para além disso, há dois anos, temos proposto atividades cotidianas de meditação possibilitando maior bem-estar e melhor desempenho nas tarefas de estudo, em todas as turmas, com bons resultados”, explica Ana Carollina Brofman, orientadora pedagógica da escola, cuja atuação abrange o Ensino Fundamental do 2º ao 9º ano e tem como missão cuidar da qualidade das relações entre estudantes, equipe e famílias.
Segundo Ana, as atividades de check in/check out têm mostrado que a capacidade de escutar o outro e nomear os próprios sentimentos traz inegáveis benefícios no que diz respeito à relação do aluno ou aluna consigo, com os colegas e professores no processo de estudar e aprender. Nelas, há uma prática meditativa, quando crianças e adolescentes são convidados a ouvir os sons do ambiente e harmonizar sentidos e pensamentos, antes de relatar o que sentem e pensam, sempre ouvindo, com respeito e interesse, o que o outro tem a dizer. “Nossa abordagem leva em consideração as características e potencialidades humanas, trabalhando a atenção plena para permitir que o aluno esteja apto para aproveitar da melhor forma o momento de aprendizagem, com o maior envolvimento possível”.
Formação completa
Para incrementar atividades de desenvolvimento da atenção plena, os professores e professoras da escola são incentivados a exercitar a capacidade de meditar e aprender técnicas para poder usar esse recurso em sala, quando sentirem que é necessário ou produtivo. Essa habilidade foi trabalhada na Semana Pedagógica e seguirá tendo atenção especial durante o ano. “Há princípios básicos que podem ser desenvolvidos nos professores e transmitidos aos alunos, como o não julgar e a paciência, que geram um estado de espírito e um ambiente propício para uma vivência e um aprendizado mais atrativo e consistente”, afirma Ana Carollina.
O envolvimento com essa proposta é intenso e a orientadora pedagógica está bastante empenhada. “Minha tarefa é facilitar as relações, de modo a que sejam propícias para a realização do objetivo de formação de alunos e alunas, com a participação de toda a comunidade Terra Firme, pois tudo o que fazemos na escola objetiva a integração em favor da missão de viabilizar uma formação completa, com bem-estar e autonomia”.