Metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e auto-regular os processos cognitivos. Cada pessoa tem um jeito de ser, com seu estilo, seus gostos e habilidades, bem como aptidões e limitações. No aprendizado, isso não é diferente. Ninguém aprende da mesma forma que outra pessoa, muito menos do mesmo modo durante toda a vida. E se há um estilo individual de ser, que inclui preferências diversas, como as literárias e estéticas, há também um estilo de estudar.

A Terra Firme transmite, aos alunos e alunas, os conteúdos curriculares, mas não fica apenas nisso. A escola ensina a pesquisar, a ter prazer nas descobertas, a desenvolver o pensamento crítico com autonomia. A turma do 9º ano, por exemplo, tem lições de como estudar, para melhor aproveitar o tempo e as competências de cada estudante. Para isso, conta com a valiosa ajuda da psicopedagoga Laura Monte Serrat, que acompanha o desempenho da turma nos Simulados, que acontecem semestralmente.

Metacognição: definindo o estilo de estudar para melhor aprender

Metacognição: ideal é o equilíbrio

O acompanhamento se dá de forma individual, procurando definir, compreender e orientar de acordo com o estilo de cada um. E são 4 estilos básicos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. “Os estilos têm aspectos positivos e negativos e o ideal é que haja um desenvolvimento equilibrado de todos, mas há momentos da vida em que estamos mais equilibrados, em outros menos”, explica Laura.

Metacognição - Escola Curitiba

Para cada estudante, um jeito de estudar e aprender

No primeiro encontro da psicopedagoga com a turma, todos falaram e ouviram. Alunos e alunas disseram como costumam estudar e preencheram um formulário com questões para conhecer o estilo de cada um. Após a realização do simulado, Laura e a turma voltam a se encontrar, em entrevistas individuais, para a avaliação da estratégia de estudo utilizada para a realização das provas. Nesse momento, Laura sugere caminhos para a definição do método apropriado para cada estudante no aprendizado futuro. Afinal, aprender a estudar é aprender a aprender.

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo