A metodologia de projetos é uma estratégia pedagógica que promove o debate e estimula o interesse pela pesquisa e pelo inter-relacionamento entre os diversos conhecimentos e saberes. O tema central é escolhido em grupo e a proposta é definir uma questão ou dúvida inicial, de modo que o processo de pesquisar seja marcado pela busca das evidências e fatos que possam respondê-la.

O trabalho se dá de forma colaborativa, com professores e professoras participando com o intuito de orientar e balizar o processo, pesquisando e aprendendo junto com as alunas e alunos. Como propósitos, há o processo de apropriação de saberes e o exercício da prática do “aprender a aprender”, importante para o desenvolvimento da autonomia de cada estudante.

Nessa metodologia, um elemento fundamental é o mapa conceitual, construído desde a fase inicial da escolha do tema. Trata-se de uma técnica que possibilita a ampliação de conhecimentos a partir de uma representação de conceitos que vão se ligando e relacionando. Utilizando representações figurativas, como na Educação Infantil, ou escritas, crianças e adolescentes desenvolvem soluções para os problemas estabelecidos no projeto e avançam no processo de desenvolvimento de um estilo próprio de estudar.

Temáticas criativas e variadas

No Grupo II da Educação Infantil, por exemplo, as crianças escolheram o tema “Viajando pelos contos de fadas” e estão aprendendo com as tradicionais histórias e fábulas que encantam quem as conhece. O 8º ano definiu o tema “No tempo de agora”, interessado em estudar o percurso histórico da evolução da humanidade para chegar ao presente. Já a turma de formandos do 9º ano inovou e criou uma temática singular para orientar os trabalhos no terceiro trimestre deste ano: “Parafusos”, representando, simbolicamente, elos de ligação e sustentação presentes na experiência da turma e de cada estudante na escola.