Texto: Mara Ferreira e Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo
O fechamento do último trimestre de 2018 trouxe consigo a tradicional Mostra de Projetos da Escola Terra Firme. Os trabalhos realizados durante o ano são organizados e apresentados aos familiares e todos compõem o projeto que cada turma desenvolveu em seu conjunto. A exposição conta com textos, desenhos, colagens, fotos, objetos, plantas, mapas e maquetes e é apresentada pelos autores: os alunos e alunas, que explicam o que aprenderam em cada matéria. Há interpretações musicais, teatralização, oficinas de interação, jogos e explicações verbais acerca dos mais diversos conhecimentos adquiridos. O objetivo principal é dar visibilidade ao aprendido e compartilhar os saberes.
A Mostra é um dia dedicado a contemplação de trabalhos diversos, elaborados com muita dedicação por nossos alunos. O formato dos registros, pesquisas e apresentações mudou bastante ao longo desses 30 anos, mas a ideia da interdisciplinaridade sempre esteve presente. Cada turma tem um mapa de ideias e, neste mapa, tanto docentes quanto discentes podem acompanhar os objetivos do trimestre. O mapa conceitual é um guia e muitas vezes ultrapassamos as metas propostas.
Mapa conceitual do 6° ano. As disciplinas, divididas por cores, estão unidas pelas setas indicativas.
À primeira vista pode ser complexo, porém é mais simples do que parece. As setas unem os conteúdos e as intenções de cada professor; logo, podemos visualizar “o grande dia” antes mesmo de acontecer a tão esperada Mostra. A arte é o nosso carro chefe e, por isso mesmo, a sensação de quem vem desfrutar desse momento é de estar em um museu ambulante, onde a criatividade vivida e dividida em sala de aula é ampliada e salta aos olhos.
Para os familiares das crianças da Educação Infantil, são entregues os portfólios que, no ensino fundamental, são disponibilizados junto com o boletim bimestral. Trata-se de um registro organizado do conjunto das atividades e trabalhos desenvolvidos relacionados aos projetos, e permitem acompanhar o desenvolvimento de cada estudante, em uma avaliação contínua e processual, de modo a orientar individualmente cada aluno e aluna em uma proposta de estudo e aprendizagem que segue para toda a vida.
Nos últimos anos nos espalhamos pelo pátio, quadra, Lapierre e envolvemos mais turmas. Os pais podem admirar não só o resultado das descobertas dos seus filhos, mas vislumbrar o progresso escolar de outras crianças. Nessas imagens, uma pequena amostra. Aprecie sem moderação!
#TerraFirme30anos