As Mostras de Projetos da Escola Terra Firme acontecem sempre no fechamento do trimestre, no caso da Educação Infantil e do 1° ano, ou no fechamento do bimestre, no caso do 2° ao 9° ano. Além da exposição dos trabalhos relacionados aos projetos desenvolvidos em sala de aula, os alunos apresentam aos familiares uma síntese do que foi aprendido.

A mostra se dá em diversos formatos: interpretações musicais, teatros, oficinas de interação, entre outros. O objetivo principal é compartilhar com a comunidade escolar o conhecimento construído pelos alunos.

É durante a mostra que os portfólios são entregues aos pais, no caso dos alunos da educação infantil até o 1º ano. No ensino fundamental, são entregues junto com o boletim bimestral.

Os portfólios são um conjunto organizado das atividades e trabalhos relacionados ao projeto, que são produzidos pelos alunos. É um registro importante, porque faz com que pais e professores acompanhem o desenvolvimento dos alunos, tornando-se um instrumento de análise e reflexão sobre a aprendizagem.

Os portfólios podem ser constituídos por:

Consignas: trata-se de uma instrução por escrito, geralmente acompanhada de orientações feitas oralmente e relacionadas à execução de uma dada tarefa. As atividades realizadas através de consignas são geralmente direcionadas e com tópicos claros. Geram registros, tarefas de casa e podem ser aplicadas de forma disciplinar ou interdisciplinar.

Projeto Prova: dentro das diversas formas de avaliação, a Escola Terra Firme propõe também a experiência da avaliação formal. Nesse momento, os alunos experimentam este formato avaliativo com o respaldo e orientação dos professores. O Projeto Prova, de conteúdo interdisciplinar, ocorre uma vez dentro do bimestre e tem o mesmo peso das demais atividades avaliativas.

Registros: Toda a produção dos alunos é uma forma de registro: desenhos, pinturas, gráficos, charges, quadrinhos, tabelas, músicas, poemas, teatro, esculturas… O importante é que estes registros sejam contextualizados. Podem ser feitos de forma individual, em grupos ou com todo o coletivo da classe. O tema disparador é definido em sala de aula, mediado pelo professor, cujo encaminhamento visará sempre a busca daquilo que o aluno aprendeu.

Há também atividades que não participam do portfólio, por questões dimensionais ou por necessitarem de mais tempo para conclusão. Seguem esta regra as atividades realizadas em livros ou cadernos, maquetes, cartazes, modelagens ou produções que serão retomadas nas aulas seguintes.

A avaliação é contínua, processual, e os seus vários tipos possuem o mesmo peso. Todas as atividades podem ser retomadas ou refeitas, segundo a necessidade e o parecer do docente. Dessa forma, guiamos nosso aluno para uma aprendizagem segura, que vai além de qualquer avaliação. Um aprendizado para a vida.