Atividades lúdicas incentivam a criatividade da criança e auxiliam no progresso de sua personalidade, funções psicológicas, intelectuais e motoras. Todo da música, é possível à criança expor seus sentimentos e estados de espírito (calma, euforia, nervosismo, alegria), ou seja, consiste numa forma de atividade dinâmica que envolve sua realidade de vida.

Na Terra Firme a música está presente no cotidiano, if pelos professores em conjunto com os alunos, utilizado como instrumento educacional e no auxilio ao desenvolvimento, em um trabalho pedagógico no qual é compreendida como ferramenta que visa despertar, através de estímulos diversos, a sensibilidade , o gosto e a musicalidade, contribuindo no processo de aprendizagem em sala de aula.

Os professores da disciplina são os músicos Cauê Menandro e Carlito Birolli, que, além de mestres na escola, são grupos compositores, intérpretes e instrumentistas.

A musicalização infantil vem antes do ensino de um instrumento musical. A ideia é que ela desperte a musicalidade das crianças e que elas tenham, através das sensações, conteúdos musicais de ritmo, de harmonia. E, além disso, a questão social, a questão de convívio, a questão afetiva. Ela desperta muito as cognições, a coordenação motora. O efeito da música, principalmente na educação infantil, mas na educação em geral, desperta vários aspectos cognitivos da criança. A gente busca sempre trabalhar com o lado lúdico, com a criatividade, a imaginação. Através dos jogos simbólicos trabalhamos isso o tempo inteiro.
Cauê Menandro

Compor junto, criar junto, a questão da interdisciplinaridade é muito importante, e vejo que isso funciona muito bem aqui. Trabalhamos muito repertório, muita canção, e isso mexe profundamente com os alunos. Por exemplo, em paralelo com a aula de história que estava tratando de escravidão, com o 7 ° ano, cantamos “A Carne”, da Elza Soares. Também criamos com os alunos e apresentamos na Mostra. Eles gostam bastante de compor, individualmente, ou mesmo em grupo, que é onde ficam mais seguros. Aproximar a musicalização da criação musical é uma característica interessante e bastante particular daqui da Terra Firme.
Carlito Birolli

Fotos:  Gilson Camargo