Na Escola Terra Firme há uma atenção especial ao valor nutricional das refeições e os alimentos são caseiros, preparados diariamente com temperos naturais, e verduras, frutas e legumes sazonais, preferencialmente orgânicos. O cardápio leva em consideração a aceitabilidade, o equilíbrio de nutrientes e muita variedade de cores, tornando o hábito de “comer colorido” algo habitual.
Todos aprendem a comer de tudo, enfeitando seus pratos com cores e sabores. As refeições são feitas no refeitório, o que, como afirma a nutricionista Amélia Gomes, é uma prática saudável. “Comer com os colegas, à mesa, é prazeroso e muito importante no aspecto social e nutricional. É muito bom compartilhar o momento das refeições e fazer dele uma pausa, um momento especial do dia”.
A escola sempre prioriza matérias primas de qualidade e preparações caseiras e simples, o trivial feito com todo capricho. A chácara Amigos da horta, que fornece verduras, frutas e legumes orgânicos certificados para a escola, faz a colheita e entrega 3 vezes por semana, tudo fresquinho e produzido a menos de 50 km de Curitiba. “Nos orgulhamos de oferecer, diariamente, alimentos nutritivos e livres de agrotóxicos para alunos e funcionários, de maneira consciente e sustentável”.
O foco sempre é no mais natural e no equilíbrio e o resultado desse trabalho certamente resulta no fortalecimento da imunidade, ingestão adequada de fibras, vitaminas e minerais imprescindíveis ao crescimento, saúde e desenvolvimento dos alunos, bem como no aumento da capacidade de concentração e disposição física e mental.
Almoço saudável – No almoço, há sempre a combinação de arroz (branco e integral) e feijão, fontes de proteína e carboidratos, saladas e legumes variados e sucos naturais de frutas frescas, feitos na hora. Isso, sem falar nas sobremesas, com frutas da estação. Os “pratos preferidos” são muitos: nhoque, purê de batata, lasanha, macarrão, tomate recheado e brócolis, preparado de várias maneiras, além do fricassê de frango e do estrogonofe.
Lanche nutritivo – Os lanches da manhã e da tarde também contam com sucos e frutas, salgados e bolos assados, todos feitos com muito carinho e com ingredientes naturais e selecionados. Não são servidos refrigerantes ou frituras e, frequentemente, vemos no cardápio, palitinhos de cenoura, espigas de milho e morangos orgânicos, bem como pastéis assados, smoothies orgânicos e sanduíches naturais, tudo isso com excelente aceitação.
Em casa – Amélia explica que as memórias gastronômicas são muito importantes e que a cantina da Terra Firme é um lugar único. “Tem cheiro de bolo assado na hora, cheiro de suco de melancia recém preparado… Tudo com aquela sensação de estar em casa e é assim que nos sentimos na cantina, em casa”.
As crianças do grupo 2 saboreiam uma gostosa e nutritiva sopa às 17h30, com muitos legumes, e as crianças da Educação Infantil têm um momento coletivo para degustação de frutas diariamente. Dessa forma, todos aprendem que alimentação saudável é prazerosa, simples e cheia de novidades a cada dia. Não é algo distante e sim uma prática comum no cotidiano de todos na escola. “Incentivamos que os alunos que levam lancheira também sigam a mesma linha e evitem determinamos alimentos, sendo esse assunto abordado nas primeiras reuniões com os pais”, diz Amélia.