As crianças curtiram a aula sobre a vida pré-histórica e o pátio da escola virou um sítio de pesquisas científicas para despertar a curiosidade e ilustrar como é um estudo paleontológico

Nesta segunda, 18 de setembro, os alunos e alunas do primeiro ano da Terra Firme foram ao pátio externo em busca de fósseis. O objetivo foi produzir a experiência de uma pesquisa paleontológica e incentivar as crianças a pensar sobre a era pré-histórica. A vivência incluiu a metodologia utilizada pelos cientistas e despertou muita curiosidade em todos, que aprenderam bastante.

Segundo as professoras Francesca e Juliana, a experiência levou as crianças a questionar bastante sobre os dinossauros. Quiseram saber o que comiam, se ainda existiam, o tamanho, em que época viveram, como era o mundo naquela época, em quais lugares eles viviam, se tinham filhotes, entre outras coisas. Para elas, as crianças se sentiram motivadas a aprender vários assuntos. Juliana afirmou que foi um terreno fértil para ensinar muita coisa. “Os alunos e alunas ampliaram o vocabulário, registraram as características e contextualizaram o período de existência dos dinossauros e répteis. Também aprenderam as técnicas de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão”, disse.

Aprender com muita diversão

Para melhor produzir a experiência, as professoras produziram fósseis com argila e gesso e os enterraram no espaço externo da escola. As crianças pesquisaram os locais onde esses fósseis poderiam estar enterrados e fizeram a escavação, mediram e registraram suas descobertas, tanto em forma de desenho como de escrita, em seus diários científicos. “Aprenderam medidas, geografia, ciências e para o que serve o escrever por meio dos registros, tudo isso se divertindo imensamente, tanto que nem perceberam inicialmente a quantidade de coisas que aprenderam”, falou Francesca.

Texto coletivo

Os alunos, junto com as professoras, escreveram um texto coletivo expressando a felicidade de encontrar os fósseis e realizar uma atividade com tantos atrativos. Abaixo, um trecho expressivo do texto:

“A gente descobriu onde estavam os fósseis na areia do pátio. Demorou um pouco, mas achamos os fósseis trabalhando em duplas. Alguns estavam rachados ou quebrados, limpamos os fósseis com pincel, guardamos para montar e estudar para saber se estão completos. Foi muito divertido”.