Aprender com autonomia é participar ativamente na construção do próprio conhecimento. O protagonismo no aprendizado é um diferencial no que diz respeito à articulação dos saberes e a formação de um pensamento crítico. Para isso, definir interesses e obter informações sobre eles é fundamental. A turma do Integral da Terra Firme, na aula de MÍDIA Lab – Análise da Informação, ministrada por Larissa de Lima, está descobrindo a importância desse princípio pedagógico na prática. E o TerraCast é uma prova disso.

A professora explica que a ideia surgiu quando trabalhava o tema História do Rádio. “Em uma aula, ouvimos podcasts para fazer análise da informação, pensando a relação desse recurso com a linguagem de rádio e, a partir disso, surgiu o interesse de fazer um podcast com ‘a carinha deles’. Assim, nasceu o TerraCast”.

aprender com autonomia

Aprender com autonomia para trabalhar em grupo

A proposta é discutir os assuntos de interesse das alunas e alunos. Todos os detalhes são pensados em conjunto pela turma, composta por estudantes do Fundamental II. “Eles sugeriram o nome e elaboraram toda a estrutura do TerraCast. É um espaço para eles se expressarem e conversarem sobre assuntos de que têm interesse” diz Larissa.

aprender com autonomia

“Está sendo muito legal, estou achando incrível esta experiência de fazer esse podcast, gravar, elaborar as perguntas, decidir quem vai ser convidado e tudo mais. Cada um dá ideias e não tem sido difícil a gente entrar em um consenso”, conta a aluna Manoela Caldas de Camargo, do 6º ano. Liza Oliveira Mendonça, também do 6º, concorda e fala de sua satisfação com o projeto. “Bem legal entrevistar as pessoas, muito bom mesmo. A preparação dá um pouco de trabalho, dura mais ou menos uma semana, temos que montar o roteiro e outras coisas”.

Aprender com autonomia para experimentar

O primeiro programa teve a participação da professora de Língua Portuguesa da Terra Firme, Maria Carolina de Almeida Amaral. Já o segundo, que será lançado no início de julho, tem como entrevistada a atriz e contadora de histórias Ailén Roberto (nas imagens abaixo, durante a gravação). A ideia é aprender sobre a contação de histórias e, a partir disso, a proposta é ter a experiência de proporcionar às crianças das turmas do Infantil momentos de viagens na imaginação. “Eles selecionaram alguns livros, me perguntaram e eu dei algumas dicas. Foram muito bem na condução da entrevista, muito tranquilos”.

Aprender com autonomia – saiba mais:

https://escolaterrafirme.com.br/uma-escola-que-acolhe-ensina-a-ter-autonomia-e-deixa-boas-lembrancas

https://escolaterrafirme.com.br/projetos-envolvem-estudantes-e-professores-promovendo-autonomia-e-protagonismo

https://escolaterrafirme.com.br/estimulo-a-pesquisa-e-autonomia-para-desenvolver-novos-olhares