A feira Nós da Terra foi mais uma vez uma experiência criativa e de muita diversidade. Os produtos produzidos e oferecidos por familiares, alunos e funcionários da Terra Firme foram, como sempre, de altíssima qualidade e atraentes, tanto no que diz respeito à estética, quanto ao sabor. E foi assim que a comunidade da escola realizou mais um congraçamento em clima de alegria, com importantes lições de economia solidária e sustentabilidade.

A “Nós da Terra” é realizada semestralmente para divulgar produtos e serviços da comunidade Terra Firme, estimulando a economia solidária e responsável, bem como o empreendedorismo. Thamy Padilha, coordenadora do Fundamental I e II a partir do 3º ano, diz que o evento tem, ainda, uma função pedagógica  muito importante. É que alunos e alunas podem observar, na prática, conteúdos que estudaram nas aulas de Educação Financeira. “Para as crianças, é um aprendizado sem igual, pois aqui está a educação financeira que nós trabalhamos em sala de aula, que eles veem exposta aqui, em forma de economia colaborativa”.

André Castelo Branco Machado é bancário e pai de dois alunos, Martin e Vicente, do 3º e do 4º ano. Ele nunca tinha estado na Nós da Terra e adorou o evento. “É a primeira vez que venho na feira e estou impressionado com o que vejo “, disse, satisfeito por poder conhecer melhor os produtos feitos pelos pais de alunos e alunos, saber de suas habilidades, bem como pelo ambiente de confraternização em que a feira ocorre. Ele acompanha os temas tratados nas aulas de Educação Financeira e, assim como a coordenadora Thamy, os percebe sendo ilustrados na feira aos alunos. “A ideia de valor, a ideia de que você cria um valor para o que você produziu e que as pessoas podem fazer trocas, dando importância para aquilo que produziram, isso está ilustrado na feira e é bem interessante”, comentou.

Sinergia do Movimento – Ana Carolina Brofman é terapeuta e na “Nós da Terra” ofereceu vivências de relaxamento e meditação guiada. Na Terra Firme, ela ministra aulas extracurriculares de Yoga, com uma técnica que desenvolveu depois de 20 anos de especialização e que envolve psicopedagogia e psicomotricidade relacional, em uma intervenção adequada para o corpo, que vivencia e expressa emoções, e para a cognição. “As práticas ajudam na concentração, estimulam a criatividade e melhoram o rendimento escolar e, além disso, é algo que se leva para toda a vida”, explicou. O trabalho que desenvolve é definido por ela como “Sinergia do Movimento” e promove o autoconhecimento, o empoderamento e o desenvolvimento do potencial de indivíduos e grupos, tanto na prática clínica como em instituições de ensino.

Suculentas em cascas de ovos – Juliana Chiesse Zatta, mãe de Alice, que está no terceiro ano, levou para a Nós da Terra um produto inusitado. Ela guarda as cascas dos ovos que sua família consome, lava, deixa secar e as utiliza, pintadas, como vasinhos para “suculentas”, aquelas plantinhas que se reproduzem muito facilmente e têm esse nome porque retêm muito líquido. O resultado é um produto gracioso e que naturalmente atrai. “Costumo dar de presente e as pessoas adoram, pois é uma coisa caseira, algo em que você coloca muito carinho e que fica muito bonito”.

Chocolate orgânico – Sabina Dessartre Mendonça é irmã da Lisa, que cursa o 3º ano, e vendeu chocolates orgânicos. Preocupada com o meio ambiente, ela diz que o seu produto é “Lixo Zero”, ou seja, não é oferecido em plásticos ou embalagens poluentes, mas ao natural ou em papel facilmente reciclável. Todas as etapas de produção do chocolate são feitas por ela, que somente utiliza produtos orgânicos certificados e está em processo de conseguir a sua própria certificação. “Todos os produtos, o cacau, a manteiga de cacau e o açúcar, que são os únicos ingredientes que uso, são orgânicos e certificados, de excelente qualidade”, disse. Seus chocolates foram muito elogiados.

Texto e fotos: Luiz Geremias

#TerraFirme30anos