A matemática é a base de outras disciplinas e está inserida no ensino multidisciplinar da Escola Terra Firme. Para facilitar o aprendizado, a escola oferece oficinas para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, estimulando o interesse, a investigação e a capacidade de resolução de problemas.

Desde março, a Escola Terra Firme oferece aos alunos do Fundamental II a “Oficina de Matemática”, com a professora Giceli Camargo, membro do Curso de Extensão Matemática Acessível da UTFPR. O objetivo é o enriquecimento curricular e a participação é voluntária, havendo apenas seis vagas por semana e um grande interesse por parte dos alunos. As oficinas são realizadas das 13h30 às 14h20.

Segundo a coordenadora do Fundamental da Escola, Thâmy Padilha, as oficinas fazem diferença na aprendizagem, pois estimulam o conhecimento e aguçam a curiosidade dos alunos. “Os alunos pedem para participar, pois é a oportunidade para colocar na prática o que viram em sala de aula. Na oficina aprendem com outro foco, são formas diferentes para chegar no mesmo resultado” explica. Ela reforça a importância dos pais incentivarem a participação. “É importante que todos os alunos participem, pois há o reforço do aprendizado, que é referência para o que será ensinado no futuro, além de desmistificar as dificuldades”, reforça.

Giceli explica que a matemática tem seu código próprio e é o instrumento mais preciso de que o homem dispõe para organizar pensamentos, descrever o mundo e comunicar ideias. “Oferecer aos alunos o controle deste instrumento é um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas no ensino fundamental”, afirma. Ela explica que as atividades desenvolvidas na oficina envolvem contextos e situações nas quais os alunos podem rever e intensificar conceitos já estudados. “Por meio de metodologias diferenciadas, da história da matemática e com o uso de materiais concretos, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios de compreensão e transformação do mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual característico da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para resolver problemas”.

Ensino Multidisciplinar – A Escola Terra Firme trabalha com a orientação do ensino multidisciplinar e a matemática está nesse contexto, sendo administrada muitas vezes em conjunto com artes, geografia, história ou qualquer outra disciplina.

Segundo Gustavo Hagebock, professor de matemática do Ensino Fundamental II, com o estudo desta matéria é possível conhecer melhor outras disciplinas, estruturando os conhecimentos sobre o meio que nos cerca, pois a matemática fornece a base para o estudo da física e da química. “Ensinamos a técnica contextualizada com o projeto e também em situações problema, pois assim o aluno consegue ver a aplicação prática e integrar conhecimentos”, afirma. Gustavo também fala da importância dos alunos dominarem a técnica: “É necessário que o aluno aprenda e tenha autonomia para aplicar os cálculos e chegar aos resultados”.

Clique e conheça algumas das oficinas realizadas:


Batalha de ângulos


Descobrindo os números primos


Avançando com o resto


Baralho de potências e raízes


Tangram

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here