As professoras Carmynha Santos e Liz Volino participaram do lançamento do e-book “Se eu fosse uma abelhinha… Um olhar das crianças sobre as abelhas nativas”, produzido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como parte do projeto “Colmeias Urbanas”, que foi realizado em parceria com a Escola Terra Firme. As ilustrações da publicação foram feitas pela turma do 3º ano.

O evento aconteceu na Sala Arte e Design do Edifício D. Pedro I, no Campus Reitoria, durante o ciclo de extensão A Gosto das Abelhas, realizado pela UFPR.

O projeto “Colmeias Urbanas” é coordenado pelo professor Aguinaldo dos Santos (UFPR) e começou a ser desenvolvido em 2017 na Escola Terra Firme (imagem acima), com abelhas Jataí, que não têm ferrão. A colmeia foi produzida na Universidade, com o formato de uma sorridente abelha, em uma impressora 3D e instalada em março de 2018. Batizada “Amelinha” pelas crianças, foi usada para estudos que, juntamente com a horta, o jardim e a estufa já existentes, possibilitaram o conhecimento acerca de como funciona um ecossistema, além de permitir a observação da dinâmica de uma comunidade de abelhas (saiba mais em https://escolaterrafirme.com.br/terra-firme-recebe-o-primeiro-prototipo-de-colmeias-urbanas-da-ufpr/ e https://escolaterrafirme.com.br/projeto-colmeias-urbanas-instala-laboratorio-de-ecossistema-na-escola-terra-firme/).

A professora Carmynha escreveu um dos prefácios do e-book e nele conta que todos na escola utilizaram a “Amelinha” para estudos. “Puderam aprender, na prática, a importância das abelhas, plantas e flores para o ecossistema, observando a sua dinâmica e o seu equilíbrio”. Segundo ela, o projeto foi bastante instrutivo, principalmente porque incentivou a consciência ecológica de alunos e alunas que, certamente, levarão os conhecimentos adquiridos para toda a vida. “A iniciativa influenciou o aprimoramento do aprendizado e demonstrou como é importante cuidar do meio ambiente, conhecendo-o melhor e preservando sua diversidade, seus ciclos e recursos, um dos objetivos pedagógicos da Terra Firme”.

A professora Liz ressaltou que o trabalho preparatório realizado antes da instalação da colmeia foi muito importante e, com ele, os estudantes foram, paulatinamente, conhecendo a importância de uma colmeia e das abelhas. “A professora Stephania Padovani e um grupo de alunos da UFPR fizeram com as turmas da escola uma conscientização com jogos e outros materiais, não apenas para o trabalho na Terra Firme, mas para que as crianças pudessem, fora da escola, observar as abelhas e valorizar a qualidade ambiental”, explicou. Ela ainda disse que a reação dos alunos e alunas do 3º ano foi de muita alegria e empolgação ao ver o e-book pronto.

Condições ideais – Representando a professora Stephania Padovani, que organizou o e-book, a designer Waleska Pacheco, também da UFPR, comemorou o resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a Terra Firme. Segundo ela, a escola se comprometeu com o projeto e ofereceu condições ideais para a sua realização. “A Terra tem um jardim e uma horta, tem árvores e flores, e isso facilitou a execução, propiciando um ambiente adequado para o desenvolvimento da atividade. Não adiantaria muito realizar o projeto em uma escola que não tivesse essas condições”.

Interesse e curiosidade – Nicole Cherobim Costa é médica veterinária e trabalha com educação ambiental infantil. Ela prestou consultoria em meliponicultura para a realização do trabalho e disse ter ficado impressionada com o interesse e a curiosidade das crianças. “Perguntaram diversas coisas. Queriam saber quanto uma abelha voa, quanto e quando se afasta da colmeia, como as abelhas carregam o pólen ou sugam o néctar. Todas essas perguntas das crianças e as nossas respostas estão no e-book e todas as escolas vão poder utilizar isso nas suas atividades”, disse.

Acesso livre – Félix Varejão, do departamento de design da UFPR, participou ativamente do projeto e anunciou a disponibilização livre do e-book. “Vai ficar disponível para download na internet, no site do setor de Comunicação e Design da Universidade, mas também em outras plataformas, no formato PDF”. Ele ainda falou de outro projeto, no qual está sendo confeccionada uma colmeia não funcional, apenas para uso didático, com peças que se encaixam, como no jogo de montar “Lego”.

Retribuição – Além das ilustrações, o e-book tem fotos de Elwino Naser, tiradas no Meliponário Conservacionista Rouxinol. Segundo ele, o trabalho representa um modo de retribuir tudo o que as abelhas nos dão, como o mel delicioso à disposição para prova no evento de lançamento do e-book, promovendo uma conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e ensinando como preservá-las.

Link para download do e-book na página da Editora Insight

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo

#TerraFirme30anos