Em 2019 o Eixo Temático construído pela equipe docente da escola foi “Pontes”, o grande tema em torno do qual orbitaram os projetos de aprendizagem e de construção do conhecimento. Partindo desta primeira ideia, enriquecida pela perspectiva de irmos além do que está posto, vislumbrou-se a possibilidade de mover-se em direção a… isto é, ousar, dialogar, compreender o outro, observar, escutar, descobrir, questionar, transitar além da sala de aula, da escola e da comunidade próxima.

O ballet como atividade lúdica, desenvolve na criança o autoconhecimento, o conhecimento do outro, bem como a expressão e a comunicação, por meio de diálogos verbais e corporais. Estimula vivências da corporidade, incentivando a expressividade e, principalmente, desenvolve a apreciação e a fruição da dança.

Coreografia: Lilian Gheur e Ana Gabriela Vaz da Silva
Equipe: Ana Paula Pereira Ferreira, Louise Gheur e Suelem Nowak

Fundamental II – As pontes corporais

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo ser humano e foram concebidas pela necessidade de atravessar obstáculos, como rios ou vales na tentativa de encontrar alimento e abrigo.

Grupo 1 – A ponte das emoções

Fazendo um paralelo entre as relações e afetos, as pontes são inspiradoras e é possível criá-las de muitas maneiras e jeitos diferentes, de dentro para fora ou de fora para dentro da gente. Entender que os vínculos estão sempre em movimento e que a vida é dinamismo e beleza.

Grupo 2 – A ponte das amizades

Nesses caminhos de ida e volta qe nos levam a descobrir tantas coisas e conhecer tantas pessoas, esse verso segue cheio de significados! “Quando alguém nos abraça, a gente abraça esse alguém, somos então uma ponte, o afeto é quem vai e vem”. Assim que acontece o bem querer nas pontes das amizades!

Grupo 3 – A ponte do equilíbrio

Meditar é importante e ate fundamental, “Quando fechamos os olhos, revemos nosso valor, o silêncio é a ponte com o nosso interior”, e dessa maneira, em total harmonia, neste universo que é a gente em pleno crescimento, é que se faz a ponte do equilíbrio, salpicada de alegria!

1° Ano – Pontes da comunicação

A conversa, o diálogo, pode ser estabelecidos de diversas formas: por meio da escrita, da fala, do corpo, da arte, dos mais diversos idiomas, via mídias sociais, e outras linguagens como braile e LIBRAS.

Passamos mais da metade do nosso tempo nos comunicando, a todo momento fazemos escolhas de como dizer o que estamos pensando e sentindo. Podemos escolher maneiras amorosas que busquem verdadeiras pontes de comunicação. “Pontes são fontes de vida, caminhos, conexão, povos, culturas, planetas, veias de um só coração”.

Interligar pontos, perguntas e respostas, criar entendimento com toda a natureza das coisas, movimentar-se e alimentar-se da energia do sol. Ser protagonista da história, da vida, deixar-se levar por toda a curiosidade de descobrir que o mundo pode ser bom. O mundo é feito de idéias. O mundo é bão Sebastião!

2° Ano K – Pontes ancestrais

Entender que os vínculos estão sempre em movimento e que a vida nos faz diferentes de outros seres, porque carregamos sonhos, esperança e arte. A vida nos faz quemo somos, pois, nossos antepassados contribuem para essa construção. No ir e vir de nossas caminhadas chegamos às Pontes ancestrais.

2° Ano S – Pontes culturais

A nossa identidade, nosso costumes, nossa arte, as nossas crenças, são a expressão mais profunda da humanidade e de intercâmbio dos saberes e sentimentos. Nos reconhecermos no que de início possa causar estranheza e nos colocarmos prontamente no lugar do outro, são as verdadeiras pontes culturais.

3° Ano C – Pontes ecológicas

Estar e ser na diversidade das matas, contemplar a existência do universo, encontro de campo e cidade, a natureza em sua completude com as plantas, animais, seres humanos e todos os seres em equilíbrio, a felicidade de uma terra bem tratada, bem cuidada e cuidando de toda gente, formando a grande ponte ecológica.

3° Ano L – Pontes do conhecimento

A curiosidade, a necessidade das populações torna a pesquisa fundamental para que possamos avançar na descoberta de novas possibilidades de soluções para todas as pessoas, seja em questões de mobilidade nas cidades, no uso das tecnologias no campo da informática, na comida saudável, nas artes em busca resoluções no aspecto da saúde. É estudando e experimentando que se constrói a ponte do conhecimento.

4° Ano – Pontes entre nós

Criar a harmonia na convivência com os colegas, entender que o afeto e o diálogo fazem parte do cotidiano e que não precisamos necessariamente concordar em todos os aspectos para que o respeito faça parte de nossas vidas. Criamos assim pontes para atravessar, para sair da ilha, pontes entre nós.

5° Ano – Pontes em movimento

O exercício de mover-se em diversas direções, buscar a transformação, ter coragem de ir além, transpor obstáculos, sair para enxergar o mundo como se apresenta e participar para que haja mudança no estado das coisas, nos traz as pontes em movimento.

Agradecemos a todas e todos da Escola Terra Firme por esta construção coletiva das pontes para o mundo.

Coordenação: Camila Lupi
Direção musical: Cauê Menandro
Professor de música: Carlito Birolli
Coreografia: Cris Páris
Luz: Lucas Amado
Som: Luigi Castel
Produção: Cândida Monte
Mestre de cerimônias: Susi Monte Serrat
Fotografia e editoração: Gilson Camargo

Espetáculo realizado no Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 14/12/2019.