Depois de estarem tanto tempo distantes fisicamente da escola e dos colegas, os alunos e alunas da Terra Firme se reencontraram para matar as saudades e retomar, cuidadosamente, as atividades presenciais.
Foram encontros cheios de emoção, afeto e muitas brincadeiras, em dias e horários agendados especialmente para cada turma e realizados ao ar livre, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados. A atividade socioemocional foi coordenada pela orientadora pedagógica Ana Carolina Brofman e abordou a relação de cada estudante consigo mesmo e com os demais, em uma perspectiva intra e interpessoal.
De volta à “segunda casa”
Matar as saudades é bom. Rever amigos e amigas é sempre um acontecimento para lembrar por toda a vida. E quando isso acontece ao mesmo tempo em que se reencontra o ambiente escolar aconchegante da Terra Firme, que crianças e adolescentes têm como a sua “segunda casa”, o afeto explode em manifestações de carinho e entusiasmo.
“Um reencontro emocionante”, definiu Cecília Furtado, do 9º ano. Para ela, foi significativo estar novamente com os colegas, com quem estava conversando apenas pela internet. Michaela Gulin Peixoto, também do 9º, também gostou do reencontro. “Foi legal. Percebi que as pessoas mudaram bastante durante esse tempo”, disse. Davi Carneiro, da mesma turma, classificou como “muito boa” a experiência. “Pudemos matar as saudades, ter um contato diferente daquele que nos habituamos a ter neste ano”.
Alice Alves e Elisa Vicente Kaltmaier, ambas do 8º ano, participaram ativamente das brincadeiras, mas gostaram mesmo é de poder ouvir e falar com os amigos e amigas, lembrando que os cumprimentos foram efusivos, mas feitos com acenos ou com os cotovelos, como convém neste momento. “Foi bom. Principalmente para ver todo mundo, poder falar pessoalmente”, explicou Alice. Segundo Elisa, foi uma experiência bem diferente da aula on-line, com a possibilidade de conversar e estar junto, mesmo com o distanciamento. “Foi bom poder estar com os amigos no mesmo ambiente e nos divertimos bastante”.
Cuidados necessários
As atividades foram realizadas com o uso de máscara e álcool gel, disponível em toda a escola. Na entrada, havia um tapete sanitizante e cada aluno e aluna teve a temperatura aferida.