Sandra Cornelsen, diretora da Terra Firme, está em Hampshire, cidade que fica próxima de Londres. Foi visitar a Brockwood Park School, escola mista internacional que oferece uma educação personalizada e holística para cerca de 73 alunos de 14 a 19 anos.
Sandra conta que trata-se de uma das melhores e mais inovadoras escolas do mundo. “Fomos recebidos pelo coordenador, que nos explicou, de uma forma geral, como a escola funciona e nos apresentou a uma adorável aluna que nos levou para conhecer todo o maravilhoso espaço e sua função. O principal objetivo é ajudar alunos e alunas a pensar por si mesmo e se relacionar harmoniosamente com pessoas e com o mundo ao seu redor. É sensacional! Muito a aprender e trocar. Estou encantada! Fui muito bem recebida!”, afirma.
Fundada pelo educador, filósofo J. Krishnamurti, em 1969, a Brockwood Park School está situada na bela zona rural de Hampshire, 60 milhas a sudoeste de Londres. Ao se visitar a escola, a sensação é a de que se trata de uma grande família multicultural, em vez de um colégio interno. Há uma atmosfera de igualdade amistosa e, como em qualquer família, jovens e adultos ajudam na tomada de decisões e no cuidado diário dos terrenos e edifícios. Trabalhar juntos dessa maneira alimenta um espírito de responsabilidade, cooperação e afeição.
Aprender sobre si mesmo e os outros é algo reforçado em Brockwood, até mesmo por haver um corpo internacional de estudantes de cerca de 25 países diferentes. Essa mistura gera uma cultura distinta na escola, que não é o resultado de qualquer perspectiva nacional ou étnica. Lá, são oferecidas excelentes oportunidades para os alunos aprenderem outras línguas e fazerem amigos de todo o mundo.
A Brockwood promove a otimização da atenção, da comunicação e do aprendizado na relação dos estudantes com a equipe pedagógica. Os alunos participam com os professores do planejamento de seus programas de estudo individualizados e, às vezes, criam suas próprias aulas, garantindo assim que se sintam genuinamente envolvidos no processo de aprendizagem.
#TerraFirme30anos