Como acontece em todos os anos, a Semana Pedagógica abriu oficialmente os trabalhos do ano letivo na Escola Terra Firme. O objetivo é promover a integração da equipe e enriquecer a formação de professores e professoras, sempre com o planejamento das atividades do semestre e o debate de temas pedagógicos. A novidade deste ano foi o aprendizado de técnicas simples para a prática da meditação, mas também merece destaque a já tradicional elaboração do Eixo Pedagógico, realizada pela equipe de professores e professoras, que proporcionou um animado e participativo debate. O Eixo é a referência para o pensamento e a ação em torno da qual se constituirá toda a prática educativa e pedagógica no ano.

Na segunda-feira, após a atividade de meditação, houve a prática de Psicomotricidade Relacional para a equipe pedagógica, que aconteceu no CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional). A Terra Firme foi pioneira na aplicação dos recursos da Psicomotricidade Relacional no ambiente escolar, trazendo benefícios para alunos e alunas, professores e professoras, e em todo início de semestre é oferecida à equipe essa prática. Na quarta e quinta-feira, os temas para reflexão e debate foram as “Novas Regras da Base Curricular Nacional” e o planejamento e organização das aulas, envolvendo toda a equipe pedagógica. Na sexta-feira, houve reuniões com as famílias, para a necessária troca de informações, experiências e expectativas para o ano de estudos.
Meditação – A Semana começou com o aprendizado de técnicas de meditação, em aula ministrada pela diretora administrativa da Terra, Maria Augusta Brofman. A iniciativa teve o propósito de dar suporte à equipe nas práticas de meditação e escuta adotadas pela Terra desde o segundo semestre de 2018. Segundo os professores e professoras, o resultado das práticas tem sido uma maior concentração dos alunos e alunas, aprimorando a capacidade de ouvir e dar nome aos sentimentos, gerando melhor aproveitamento nas aulas.
Maria Augusta falou da importância de acolher os sentimentos dos alunos e alunas, sejam quais forem. “É importante para a criança falar de si, sem haver julgamentos acerca que o que diz, em um ambiente seguro no qual é fundamental a privacidade”, afirmou. Disse ainda que é importante tomar consciência das emoções, percebendo que elas vem e vão, sem que haja algum tipo de condenação. Foi discutida ainda a ideia de padronizar a utilização de um ícone na porta da sala de aula quando se estão realizando essas práticas, garantindo, desse modo, que não haja interrupções.
Pontes – Na terça-feira, foi definido o Eixo Pedagógico de 2019, em reunião coordenada pela psicopedagoga Laura Monte Serrat. O Eixo escolhido foi “Pontes” e promete um ano cheio de conexões e reconexões, com ênfase no aprendizado baseado em pesquisas e, é claro, nas novas descobertas que impulsionam o conhecimento. A discussão foi produtiva e diversos temas foram trabalhados durante os debates. Falou-se sobre harmonia e Laura lembrou que Harmonia, deusa da Concórdia, é filha de Afrodite, deusa do amor, e de Ares, deus da Guerra na mitologia grega, ressaltando a importância da conexão entre os diferentes para gerar o equilíbrio harmônico.

A ideia de o Eixo trazer a noção de ligação entre duas margens remete ao trabalho de superar as dificuldades para se aproximar da diferença, do diferente, e noções como a do movimento de superar os obstáculos para a descoberta de novas e infinitas possibilidades foram intensamente discutidas. Segundo Sandra Cornelsen, fundadora e diretora da escola, a expectativa é que o Eixo “Pontes” proporcione bons resultados e estimule a pesquisa, que é a base do projeto pedagógico da Terra Firme. Na sequência da discussão do Eixo, Sandra fez apresentação e foram debatidos temas relativos ao ano letivo. Em especial, o aprimoramento da metodologia de projetos foi abordado, com a participação ativa de todos os presentes.
Texto e fotos: Luiz Geremias
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